Fora dos planos do Grêmio, goleiro rio-azulense deve ser cedido ao clube paranaense até o fim do ano
Rodrigo Zub, com informações portal Zero Hora e UOL
O goleiro rio-azulense Tiago Machowski deve ser confirmado nas próximas horas como novo reforço do Londrina Esporte Clube. Fora dos planos da comissão técnica do Grêmio, clube o qual tem contrato até maio de 2017, o atleta será emprestado ao “Tubarão” até o fim do ano.
Depois de se destacar nas categorias de base do Grêmio, Tiago ganhou espaço no elenco profissional na ausência do titular da posição Marcelo Grohe, que ficou de fora da equipe em algumas partidas em virtude de contusões ou quando foi convocado para atuar pela Seleção Brasileira. Em 2015 teve a maior sequência como titular. Foram 16 partidas, sendo 12 no Campeonato Brasileiro e quatro no Gauchão. O goleiro se destacou em alguns jogos e foi elogiado na mídia nacional, principalmente nas duas partidas que fez contra o Corinthians (campeão brasileiro). No jogo de ida, em Porto Alegre/RS, Tiago mostrou elasticidade para defender um chute do corintiano Petros. A intervenção foi importante na vitória do time gaúcho por 3 a 1. No segundo duelo contra os paulistas, Tiago voltou a se destacar ao evitar o gol de Rildo, em um lance que o atacante rival chutou no contrapé do goleiro. Após a partida, que terminou empatada em 1 a 1, o treinador Tite, do Corinthians, avaliou que aquela havia sido “a defesa do campeonato”.
Contudo, Tiago foi sacado do time gremista após falhas em jogos contra Sport, Goiás e Palmeiras. A insegurança nas saídas da meta, seja em cruzamentos ou em bola paradas, fez com que com o time sofresse alguns gols e foi alvo de críticas da torcida e da imprensa gaúcha. Com isso, o goleiro perdeu espaço e foi preterido por Bruno Grassi. Atualmente, Tiago era a quarta opção do treinador Roger Machado.
No Londrina, Tiago deve substituir Vitor, que não deve continuar no clube após anunciar que não trabalhará nos sábados por opção religiosa, já que é seguidor da igreja adventista. Assim, o clube paranaense não renovará seu contrato, que se encerra ao final do Campeonato Paranaense. Além de Vitor, os outros goleiros à disposição do treinador do Londrina, Cláudio Tencati, são Marcelo Rangel, Cesar e Guilherme.
O Londrina disputará três competições em 2016. No Campeonato Paranaense, o LEC estreia no domingo, 31, contra o PSTC, no estádio dos Pássaros, em Arapongas. Esse jogo terá mando de campo do “Tubarão”, que atuará na cidade vizinha, devido às reformas no estádio do Café, em Londrina. Na Copa do Brasil, o Londrina encara o vice-campeão paraense de 2015, Parauapebas, na primeira fase eliminatória da competição. O time também buscará o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Depois de ser vice-campeão da Série C, o Londrina volta a disputar a segunda divisão neste ano.
Apesar de ser natural de Rio Azul, Tiago foi revelado pelo Iraty, clube então comandado por Sérgio Malucelli, atual gestor do Londrina. Assim, o goleiro, que perdeu espaço no elenco do Grêmio e foi afastado para um “período de reciclagem”, conforme o treinador Roger Machado, voltaria às origens para retomar sua melhor forma.