Gaiteiro iratiense fica em 3º lugar no Rodeio Internacional de Vacaria

Neto Pabis concorreu na categoria gaita piano adulto. Iratiense já havia sido campeão do Fenart…

03 de fevereiro de 2016 às 09h48m

Neto Pabis concorreu na categoria gaita piano adulto. Iratiense já havia sido campeão do Fenart e Fepart, ambos em 2015

Rodrigo Zub


Depois de conquistar os títulos do Festival Paranaense de Arte e Tradição (Fepart) e do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), ambos em 2015, o gaiteiro iratiense Neto Pabis, de 18 anos, conseguiu mais um resultado expressivo. Ele terminou na terceira posição da categoria gaita piano adulto na 31ª edição do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria/RS. O evento foi realizado entre os dias 21 e 31 de janeiro no CTG Porteira do Rio Grande. 

Neto participou do Rodeio de Vacaria pela segunda vez. Em 2014, o gaiteiro terminou na 6ª colocação na categoria juvenil. Já neste ano, o jovem iratiense se classificou para a final com a segunda melhor nota ao interpretar a música “O Gavião”, de Edson Dutra. Na final, Neto optou em tocar a música “Por um sorriso Bibiana, de Edson Dutra, que obteve a terceira melhor nota entre os dez competidores que disputavam o título.

No total, 31 competidores participaram da categoria gaita piano adulto. A competição foi disputada em duas etapas: classificatória e final. Cada competidor apresentou duas músicas, sendo uma para cada fase do Rodeio. 

Neto salienta que a disputa foi equilibrada, principalmente em função do alto nível dos competidores. “Estar presente entre os melhores acordeonistas que temos no Sul do País é uma satisfação enorme. Esse terceiro lugar representou muito pra mim, pois a evolução da vez passada para essa edição foi gigantesca. Como é uma competição de alto nível, na vez passada, competi pela categoria juvenil e fui com o intuito de passar para final somente. Esse ano, fui com o objetivo de ficar entre os primeiros. Muito ensaio, muito estudo, muita dedicação fizeram com que eu alcançasse esse 3° lugar”. 

“Retorno do 31° Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria com sentimento de dever cumprido. Na etapa classificatória, consegui o 2° lugar, e na final o 3° lugar na gaita piano adulto. Feliz por participar mais uma vez do maior evento tradicionalista existente na América Latina, representando o estado do Paraná, a cidade de Irati e o CTG Terra dos Pinheirais. Agradeço a todos que torceram por mim, à minha família e ao meu mestre Alexandre Oconoski [professor]. Já começam os ensaios para 2018”, ressaltou Neto em publicação nas redes sociais.

Iratiense é desclassificado por não portar RG

Neto foi o único representante do CTG Terra dos Pinheirais e de Irati no Rodeio Internacional de Vacaria, que é considerado o maior evento tradicionalista da América Latina. O primo de Neto, João Lucas Schemberk, que também foi campeão do Fepart e do Fenart, em 2015, se apresentou durante a fase classificatória, mas foi desclassificado porque não possui documento de identidade (RG). Mesmo portando certidão de nascimento, CPF, carteira do CTG Terra dos Pinheirais e estando acompanhado dos pais, João Lucas não conseguiu participar do Rodeio, pois o regulamento da competição exige que os competidores apresentem o RG. 

Celso Pabis, pai de Neto e tio de João Lucas, diz que houve uma mudança no regulamento do Rodeio. Com isso, pela primeira vez foi exigido o RG dos competidores. Celso salienta que a organização do Rodeio poderia destacar ou dar uma publicidade maior para a alteração no regulamento para que os competidores pudessem obter a documentação necessária com tempo hábil de participar do evento regularmente. Celso admite a falha, mas reforça que o RG só é obrigatório a partir dos 16 anos e que João Lucas tem apenas 12. Por esse motivo, Celso afirma que a família ficou frustrada, pois João Lucas havia obtido uma das maiores notas na fase classificatória e teria boas chances de conquistar o título na categoria mirim. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.