RCC realiza Carnaval Cristão em Irati

Evento reuniu centenas de pessoas no salão da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro neste…

08 de fevereiro de 2016 às 08h30m

Evento reuniu centenas de pessoas no salão da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro neste domingo, 07. Apresentações teatrais, reflexão, música e muita animação marcaram o evento

Paulo Henrique Sava

Centenas de fiéis participaram na tarde deste domingo, 07, de mais uma edição do Carnaval Cristão, evento organizado anualmente pela Renovação Carismática Católica do setor 7 da Diocese de Ponta Grossa. Neste ano, o evento foi realizado somente no salão da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma vez que o carnaval de rua, do qual o Carnaval Cristão fazia parte, foi cancelado pela Prefeitura Municipal. 

Muitos jovens assistiram encenações teatrais, ouviram reflexões, cantaram e dançaram ao som de músicas religiosas, cantadas pela banda Filhos do Amado, que animou a festa. O coordenador da RCC no setor 7, Antônio Batista, comentou que o Carnaval Cristão é uma forma diferente das pessoas se alegrarem e se divertirem neste período do ano. 

“Ao mesmo tempo em que estamos nos divertindo, pulando e dançando, nós estamos rezando e levando esta juventude para um momento diferente com Deus, um momento de oração, de alegria, e isto nos traz uma alegria muito grande, para todos que estamos fazendo este evento, este trabalho, é muita coisa boa. Não tem muito o que descrever de tantas graças e bênçãos que Deus tem realizado nestes momentos de orações, nos alegrando na graça de Deus”, destacou Antônio.

De acordo com Antônio, a RCC realiza o Carnaval Cristão há muitos anos em todo o Brasil. Ele destacou que a organização precisou refazer a programação por conta do cancelamento do carnaval de rua, do qual o Carnaval Cristão seria uma das atrações. 

“Nós ficamos somente com este dia e vamos a Ponta Grossa na terça-feira, mas graças a Deus colocamos os jovens do Ministério Jovem e do Ministério das Artes, que apresentou teatros e danças, e eles trabalharam muito bem. A juventude dos Ministérios correu atrás e eles mesmos formularam tudo isso”, ressaltou.

A coordenadora do Ministério Jovem da RCC, Vanessa Aparecida Hecavei, comenta que o Ministério Jovem vem atuando há mais de dois anos em Irati, acompanhando jovens de 12 até 20 anos de idade. Eles participam de encontros com reflexões, meditações e vigílias ao Santíssimo Sacramento. 

Vanessa destaca ainda que o Ministério Jovem realiza mensalmente um evento intitulado “Incendeia Jovem”, que já é bastante conhecido na cidade. “Muitos jovens participam conosco, e é um evento no qual a gente reflete sobre a Palavra de Deus e louva o Senhor”, comentou.

Vanessa comenta que os jovens participam também de outros retiros realizados pela diocese, a exemplo do “Jovens Sarados”, que acontece anualmente em Irati. Ela conta que aproximadamente 200 jovens participam diretamente do Ministério. Para Vanessa, a participação da juventude em movimentos e eventos da Igreja Católica, a exemplo do Carnaval Cristão, representa uma forma de renovação da instituição e da religião católica. 

“O jovem vem sendo mais aceito e mais bem visto dentro da Igreja hoje, recebendo mais oportunidades para que, a partir dele, nós possamos realizar uma nova igreja, uma nova sociedade, a partir do nosso ‘sim’. Eu percebo que é muito grande a participação destes jovens, e é muito importante a presença deles na Igreja para que realmente a gente possa fazer uma nova geração de adoradores do Senhor”, frisou.

Fotos: Paulo Henrique Sava


Organização do Carnaval Cristão 2016

Caroline de Fátima Rodrigues, uma das coordenadoras do Carnaval Cristão, conta que principal objetivo do evento foi torná-lo uma “porta de misericórdia para os jovens da cidade de Irati”.

“Nós, com muito amor e com muita alegria, queremos que os jovens que estão aqui hoje, participando conosco, sintam e tenham este encontro pessoal com Deus, assim como nós tivemos a oportunidade de ter. Realmente, é um trabalho muito gratificante, que Deus recompensa a cada minuto, e ver estes jovens louvando ao Senhor hoje, para nós, que estamos atrás de toda esta organização, é muito gratificante e maravilhoso mesmo”, comentou.

Caroline conta que aproximadamente 30 jovens se envolveram na organização do evento, que contou também com a presença do pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e anfitrião da festa, Padre Nelson Bueno da Silva, que também cantou e deu a sua bênção para os foliões. “Nós não podemos dizer que os eventos da Igreja ou as pessoas que vêm para rezar sejam sempre ruins, porque eles são sempre bons. É uma oportunidade, realmente nós temos uma presença maciça de jovens, muito animados, e eles vão construindo o coração e a mente em cima disso, depois tem o futuro familiar e de casamento. Nós queremos abrir as portas e incentivar, neste e em outros eventos, e estamos contentes e vamos apoiar estas belas iniciativas”, destacou.

O padre propõe um desafio a toda a comunidade de convidar o jovem a participar mais da vida em comunidade. “Temos que investir em todas as pessoas, ainda mais nos jovens, de modo especial, porque eles estão chegando, a nível de igreja, social, político, econômico, de transformação cultural do país, claro que temos que investir neles, sem dúvida nenhuma. Eu acredito muito nos jovens”, comentou.

Padre Nelson citou ainda as palavras ditas pelo Papa Emérito Bento XVI, quando esteve em Aparecida do Norte – SP, para a 5ª Conferência dos Bispos, dizendo que “a Igreja, sem o rosto do jovem, apresenta-se desfigurada, e ele quer ter esta figura do jovem”. “Realmente, é um momento de muita alegria acolher estes jovens aqui na igreja”, comentou.

Ministério de Música e Artes

O Ministério de Música e Artes da RCC também participou diretamente da organização do Carnaval Cristão. A coordenadora do Ministério, Laís Daniele de Lara, comenta que, através do Ministério, a juventude tem a oportunidade de expressar louvores e agradecimento a Deus. “Muitas vezes, a gente louva, dança e canta para o mundo, e por que não louvar e agradecer a Deus em forma de gestos e cantos?”, questionou.

Lais comenta que o objetivo do grupo é de formar grupos do Ministério de Música e Artes em todas as paróquias de Irati, cujo núcleo atualmente funciona na Paróquia São João Batista. “Aproveito a oportunidade para convidar aquelas pessoas, adolescentes, uma juventude que está sem saber o que fazer, para que escolha a Deus e venha com a gente, pois estamos de braços abertos”, comentou.

Trabalho da RCC na diocese

O coordenador diocesano da RCC, Adriano Basso, comenta que o trabalho feito com a RCC não é fácil, mas que Deus sempre dá tudo no tempo certo. Ele falou sobre a importância da participação dos jovens na Igreja. “Todos nós temos que ser Igreja, porque antes de sermos Renovação, somos a Igreja Católica Apostólica Romana. Eu vejo com muita alegria que, quando não somente a juventude, mas o pai, a mãe e as crianças estão reunidos, vemos esta realidade de ser Igreja, de ser família mesmo. Por estar aqui em Irati, eu já estou me sentindo em casa, porque estou na Igreja e estou na Renovação”, comentou.

Quem quiser participar do Ministério Jovem e de Música e Artes da RCC pode procurar o Grupo de Oração da sua comunidade para mais informações.



Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.