Programa Vivendo nos Bairros realiza exposição de trabalhos

Obras realizadas pelos participantes do programa estão expostas no Espaço Cultural da Prefeitura de Irati…

11 de fevereiro de 2016 às 09h27m

Obras realizadas pelos participantes do programa estão expostas no Espaço Cultural da Prefeitura de Irati até o dia 15

Paulo Henrique Sava


Uma exposição que está sendo realizada até segunda-feira, 15, mostra os trabalhos realizados em duas oficinas do programa Vivendo nos Bairros, que vem sendo retomado pela prefeitura de Irati. A mostra contém trabalhos realizados em uma oficina de pintura em tecido, realizada no CRAS da Vila São João, com crianças, adolescentes e senhoras da comunidade, e uma intervenção artística realizada na Escola Mercedes Braga, no bairro Alto da Lagoa, com crianças e adolescentes. Os trabalhos estão expostos no espaço cultural do prédio da Prefeitura de Irati.

A responsável pelo programa, Claudete Basen, comenta que, além dos desenhos e da pintura em tecido, a exposição conta com a participação de dois jovens que produziram os chamados “filtros dos sonhos”. “Ficou uma exposição muito colorida e muito alegre para receber o ano de 2016”, destacou.

Claudete comenta que o programa Vivendo nos Bairros foi criado há alguns anos e já possui diversas atividades, como aulas de capoeira e atividades esportivas. “Nós iniciamos a coordenação do programa com ações de artes visuais. Gostaríamos de estender com a capoeira, que os adolescentes e crianças estão pedindo muito nos bairros, então estamos providenciando um instrutor de capoeira”, afirmou.

Em breve, devera ter início uma oficina de artes cênicas, a ser realizada inicialmente no CRAS da Vila São João devido à existência de um núcleo de dramaturgia naquele local. Segundo Claudete, os trabalhos desta oficina deverão ter início no mês de abril. 

Claudete ressalta que, apesar de ter locais fixos de atuação, o programa Vivendo nos Bairros oferece oportunidade para todos os iratienses participarem das oficinas. “Não é porque a atividade está acontecendo no centro, por exemplo, que não podem ser inscritos jovens de outros bairros. A [oficina de] Artes Cênicas será oferecida na Vila São João, mas pode receber crianças e adolescentes da cidade toda”, afirmou.

Atualmente, o programa Vivendo nos Bairros atua na Vila São João e tem uma intervenção no Alto da Lagoa. Segundo Claudete, algumas atividades estão programadas para ocorrer no bairro Fragatas. “Na verdade, os pedidos são muitos, e a gente está fazendo planejamento para poder atender vários bairros. No caso da capoeira, nós gostaríamos de fazer quatro núcleos”, ressaltou.

Claudete comenta ainda que um dos objetivos da exposição é fazer com que as pessoas conheçam o espaço cultural da prefeitura. “Nós queremos desenvolver este hábito de as pessoas visitarem lugares agradáveis, levarem os seus filhos, darem uma passada e alargar os seus horizontes, porque sempre tem algo que chame a atenção. Neste espaço, estão também expostas fotografias das atividades nestas duas oficinas para as pessoas acompanharem este trabalho”, destacou.

Algumas pessoas, ao participarem dos cursos, chegaram até a ficar curadas de depressão, alega Claudete. “Este convite fica estendido a toda a nossa cidade e na região. Visitem e levem os filhos, pois esta é uma forma de estimular e motivar para o exercício artístico das artes visuais”, destacou. 

A exposição fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, no horário das 08h30min às 11h30min e das 13 às 17h30min, e ficará no espaço cultural da Prefeitura de Irati até o próximo dia 15. 

“Muitas pessoas vão até a prefeitura e se deparam com a exposição, ficam surpresas porque ela foi montada com muito carinho. Fica aqui o meu agradecimento à Secretaria de Assistência Social, que abriga este programa e dá todo o apoio, também ao Provopar, que colaboraram com o material de desenho para o Alto da Lagoa, ao prefeito Odilon, que reativou este programa, e eu desejo que ele se estenda, que seja ampliado, porque num programa social, quem é beneficiado de fato é a população. Nossas crianças e jovens precisam de ações voltadas para a arte, a cultura e o esporte”, finalizou. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.