Macaco bugio aparece no centro de Imbituva

Animal foi capturado após entrar numa loja de embalagens. Bugio foi levado para uma clínica…

19 de fevereiro de 2016 às 08h17m

Animal foi capturado após entrar numa loja de embalagens. Bugio foi levado para uma clínica veterinária e deve ser devolvido ao seu habitat 

Da Redação, com informações G-1, Diário dos Campos e Portal A Rede

Moradores que passaram pela rua Professor Souza Araújo, em Imbituva, na manhã de quinta-feira, 18, observaram uma cena rara. Um inesperado visitante causou alvoroço na cidade de 30 mil habitantes. Um bugio adulto invadiu uma residência nas proximidades da prefeitura. 

“O bugio estava muito agitado e assustado. Tivemos muito trabalho [para capturá-lo]”, disse o Agente da equipe do Bombeiro Comunitário de Imbituva, Fernando Marques, durante entrevista ao portal A Rede, de Ponta Grossa. Ele também afirmou que o resgate do animal foi complexo, pois o bugio se movimentou sobre o telhado de uma residência e depois correu para rua e entrou numa loja de embalagens. 

Para conseguir capturar o macaco, os bombeiros comunitários lançaram um cobertor sobre o animal. Depois de algumas tentativas frustradas de resgatar o animal, moradores conseguiram prendê-lo em uma rede. Um agente da Defesa Civil de Imbituva cuidou do animal até a chegada da equipe da Polícia Ambiental de Ponta Grossa. 

O Cabo Neto, da Polícia Ambiental de Ponta Grossa, revelou ao jornal Diário dos Campos, que o animal possuía 80 centímetros e 12 quilos, e não demonstrava agressividade. Por esse motivo, o Cabo acredita que o bugio tenha sido criado por alguma família da região. 

O macaco é típico da região e deverá ser devolvido ao seu habitat ainda nesta semana. O bugio seria levado para o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, mas como estava domesticado foi conduzido a uma clínica veterinária, onde passou por exames. O animal pode ser encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Tijucas do Sul, segundo informações do jornal Diário dos Campos. 

A Polícia Ambiental de Ponta Grossa foi acionada para resgatar outros dois animais silvestres somente na quinta-feira, 18. As duas situações ocorreram em Ponta Grossa. Uma cobra cascavel foi encontrada no pátio de uma empresa no Distrito Industrial. Ela foi solta em um matagal afastado da área urbana. Já um urubu foi capturado no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O urubu foi levado para um centro veterinário, que cuida de animais silvestres.
  
A Polícia Ambiental orienta a população para deixar os animais silvestres livres para que eles retornem ao seu habitat. 

Fotos: Jornal Imbituva/Hoje Regional e Polícia Ambiental/Divulgação

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.