Encontro realizado entre os dias 18 e 19 avaliou resultados e definiu estratégias de atuação para melhoria da segurança pública no Estado
Da Redação, com informações da PM
O município de Fernandes Pinheiro, na região Sudeste do Paraná, e área circunscrita à 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM – Irati) do 4º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM – Ponta Grossa), foi escolhido para sediar entre os dias 18 e 19 de fevereiro o encontro de todos os comandantes de Batalhões e de Companhias Independentes da Polícia Militar do Estado do Paraná.
Hoje o Estado conta com 25 batalhões em funcionamento – dois novos foram anunciados para breve, em Telêmaco Borba (26º BPM, antiga 3ª CIPM) e em União da Vitória (27º BPM, antiga 2ª CIPM) e oito Companhias Independentes.
O encontro teve como finalidade debater resultados, elaborar planejamentos, firmar protocolos de atuação e estabelecer metas estratégias que objetivam melhorias na segurança pública do Estado do Paraná em 2016 e nos anos subsequentes. Os trabalhos foram conduzidos pelo Comandante Geral Coronel QOPM Maurício Tortato e toda a sua equipe do alto comando da Corporação.
O secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita, participou do encontro no dia 19, quando explanou aos comandantes da PM sobre a atual conjuntura e os planos da pasta que visam melhorias a curto, médio e longo prazos. De acordo com a comunicação social da PM, os planos pretendem fazer frente às necessidades apresentadas pela PMPR e dar respostas firmes e concretas à sociedade paranaense no combate à criminalidade, estabelecendo ações práticas que tragam resultados efetivos de tranquilidade e ordem pública em todos os municípios do Paraná.
Entre os principais aspectos discutidos pelo Coronel Tortato em sua explanação, se destacam a condução de ações pontuais no combate ao crime organizado, a aproximação da entre a PMPR e a sociedade civil, com ênfase na Polícia Comunitária, o relacionamento técnico-profissional com outras instituições e ações eficazes no atendimento de ocorrências dentro da legalidade, de modo que o policial aja sempre com autoridade e responsabilidade, mas que respeite o equilíbrio adequado e os parâmetros institucionais constituídos.
Na análise tanto do comandante do 4º Comando Regional de Ponta Grossa, Tenente Coronel João Jorge como do comandante da 8ª CIPM, Major Jean Rafael Puchetti Ferreira, “a reunião propiciou um nivelamento nas ações de Comando e estabeleceu perspectivas futuras promissoras com vistas a trazer melhorias à Polícia Militar e, consequentemente, à sociedade, no tocante à Segurança Pública”.
