Bombeiro Comunitário de Rebouças continua passando por dificuldades

Posto vem passando por sérias dificuldades de estrutura e necessita de reformas urgentes. Caminhão da…

18 de março de 2016 às 11h13m

Posto vem passando por sérias dificuldades de estrutura e necessita de reformas urgentes. Caminhão da Defesa Civil também precisa de reparos

Paulo Henrique Sava

Há anos aguardando por uma reforma, o posto do Bombeiro Comunitário de Rebouças vem passando por uma série de problemas estruturais. É o que afirma a comandante interina do 2º Grupamento de Bombeiros, Tenente Carla Spak. 

A tenente, que assumiu interinamente o comando do quartel do Corpo de Bombeiros de Irati após a saída do Capitão Élcio José de Meira, que foi deslocado para Guarapuava por problemas pessoais, comenta que o posto do Bombeiro Comunitário de Rebouças não está funcionando como deveria devido às dificuldades enfrentadas pelo município por conta da crise que assola todo o país. 

“Há uma dificuldade em relação às reformas do posto, no caminhão de atendimento da Defesa Civil, e a gente aguarda poder realizar o treinamento com o pessoal que fez o curso para Agente da Defesa Civil, que atenderá o município de Rebouças também na questão de logística, dos uniformes, de como eles estão alocados no local, mas quanto a estas tratativas, já vêm sendo realizadas reuniões e feitas solicitações ao prefeito (de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel), e, na medida do possível, estamos sempre no aguardo para eles começarem a fazer o treinamento, inclusive aqui no Corpo de Bombeiros de Irati”, comentou.

De acordo com Spak, a busca de recursos para as reformas necessárias é uma das atribuições da Prefeitura Municipal. No entanto, a crise econômica pela qual passa o país tem feito com que alguns prefeitos priorizem algumas obras e deixem outras de lado. “A gente acredita que, assim que o prefeito consiga alguma verba para que sejam realizadas as obras no PBC, o pessoal já vai ter o treinamento e [o posto] voltará a funcionar como era no início”, ressaltou.

Quatro municípios da região têm postos de Bombeiro Comunitário ligados ao 2º GB de Irati, sendo Rebouças, Mallet, Prudentópolis, que foi o primeiro município a receber o projeto piloto e o primeiro Bombeiro Comunitário do Paraná, e Imbituva.  Spak afirmou que, assim que tenha condições de efetivo, o posto do Bombeiro Comunitário de Prudentópolis poderá ser militarizado.  A comandante explica como funciona a parceria entre o Estado e os municípios. 

“Quando o município tem interesse em instalar um posto de Bombeiro Comunitário, o Estado disponibiliza um caminhão da Defesa Civil, para prestar serviços de combate a incêndios, e se o município não tiver o local, disponibiliza a construção do quartel, via convênio que o município vai pagando parceladamente, e um bombeiro militar, que trabalhará como gestor do Bombeiro Comunitário, tanto na parte administrativa como cuidando das situações de escalas e de férias, então ele é gerido por um Bombeiro Militar”, comentou.

Spak comenta que, em contrapartida, o município precisa ceder os agentes da Defesa Civil para auxiliar nos trabalhos. “Eles passarão por um treinamento, num curso de um mês, aproximadamente, para que eles sejam treinados para realizar o trabalho de agentes da Defesa Civil, que é o combate a incêndios e ações que cabem a estes profissionais”, pontuou.

De acordo com a comandante, o caminhão da Defesa Civil disponibilizado para o Bombeiro Comunitário de Rebouças está alocado no Pátio de Máquinas do município. “Ele não se encontra no posto do BC e é acionado via Irati ou Polícia Militar de Rebouças”, comentou.

Novo comando

Sobre o comando do Corpo de Bombeiros, Spak afirmou que este será um novo desafio na sua carreira. Ela ficará no comando até a chegada do Capitão Jorge Augusto Ramos, que comandou o Corpo de Bombeiros de Guarapuava e atualmente está em Ponta Grossa. Spak deve entrar em licença-maternidade nos próximos dias. 

“Até a chegada dele, eu ficarei respondendo pelo quartel, esperando a chegada do capitão Jorge Augusto”, finalizou.



Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.