Irati confirma dois primeiros casos de zika

19 de março de 2016 às 11h13m

Casos já confirmados são importados, ou seja, foram contraídos fora da cidade

Da Redação, com informações assessoria

O município de Irati reforça o alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti depois de confirmar, nesta sexta-feira (18), os dois primeiros casos de zika vírus na cidade. De acordo com o chefe da 4ª Regional de Saúde, João Almeida Junior, um dos casos confirmados é o de uma gestante, com idade entre 25 e 29 anos, que viajou para o Nordeste. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Irati, no entanto, relata que o vírus teria sido contraído no Sudeste do País.

O segundo caso é o de um homem com idade entre 30 e 35 anos, que recentemente esteve no Norte do Paraná. Portanto, nenhum dos dois casos confirmados é autóctone. Ambos são casos importados, ou seja, contraídos fora do município de Irati.

Segundo o último Informe Técnico da Secretaria de Estado de Saúde (SESA), divulgado nesta quinta-feira (17), o município de Irati possuía dois casos notificados para zika vírus e três para febre chikungunya. Os casos confirmados serão incluídos apenas no relatório que será divulgado na semana que vem, por isso ainda aparecem como casos notificados.

Dos outros municípios da 4ª Regional, por enquanto, tomando por base os dados relativos ao último boletim oficial da dengue, Imbituva tem três casos notificados de zika. O dado chama a atenção pelo fato de que o município de Ponta Grossa, que tem população 11 vezes maior que Imbituva, aparece com apenas um caso suspeito no boletim. As cidades de Teixeira Soares e Rebouças também apresentam, cada uma, um caso suspeito de zika e nenhum para febre chikungunya. Os demais municípios da 4ª Regional sequer constam na lista, isto é, não possuem casos notificados.

Dengue

O município de Irati, segundo o último boletim, está com três casos confirmados de dengue; 55 casos notificados e 28 descartados. Fernandes Pinheiro tem três casos notificados. Guamiranga, apenas um. Imbituva está com 13 casos notificados e nove já foram descartados. Inácio Martins possui uma notificação e um caso descartado. Mallet tem quatro notificações e três casos já foram descartados. Rebouças tem duas notificações e dois casos descartados. Rio Azul possui uma notificação e um caso descartado e Teixeira Soares tem três casos notificados.

Confira o boletim completo em: www.dengue.pr.gov.br.

Ações realizadas em Irati
A Prefeitura de Irati informa tem realizado, diariamente, através da Secretaria de Saúde, ações de combate ao Aedes aegypti. A administração municipal também tem realizado orientação, ações de conscientização e mutirões de limpeza para evitar novos focos de reprodução do mosquito.

Em todos os casos de munícipes que apresentam sintomas suspeitos, como febre, dor no fundo dos olhos, manchas na pele, cefaleia (dor de cabeça), dor nas articulações, efeitos causados pelo Aedes aegypti, o setor de endemias, através dos agentes da dengue, realiza um bloqueio que abrange um raio de 300 metros a partir da casa onde foi encontrado o caso suspeito.

O setor de endemias do município tem realizado, constantemente, vistorias em prédios públicos e particulares. Os agentes também estão diariamente desempenhando ações de orientação quanto ao combate aos criadouros do mosquito, o que inclui palestras em escolas da rede pública e privada.

Terrenos baldios


A Vigilância Sanitária também verifica a possibilidade de existência de focos de Aedes aegypti em terrenos baldios. Se os agentes de endemias detectarem a positividade do foco, o proprietário do terreno é notificado para realizar a limpeza do lote. Se a limpeza não for feita, o proprietário é notificado, de acordo com o Código de Saúde do Estado do Paraná e é multado pelo descumprimento da notificação.
Em pontos considerados estratégicos, como ferros velhos, cooperativas de reciclagem, borracharias e cemitérios, os agentes também fazem vistorias constantes, conforme previsto em lei. Toda denúncia de potenciais focos é vistoriada pela vigilância sanitária e coordenação e supervisão de endemias.

Nos últimos três anos, a gestão municipal tem executado um trabalho de adequação do município na retirada de materiais. De 2013 até agora foram incinerados 37.612 pneus; descontaminadas 112 mil lâmpadas e reaproveitados 27.618 eletrônicos. Por fim, nos dois últimos mutirões de limpeza organizados pelo município foram recolhidas mais de 15 toneladas de material reciclável.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.