Partida acontece nesta quarta-feira, 1, às 15 h, no estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati, com transmissão da Rádio Najuá AM 990
Rodrigo Zub
Encerramento das atividades do Iraty
A última partida disputada pelo Iraty no futebol profissional aconteceu no dia 28 de abril de 2012. Na oportunidade, o Azulão se despediu do Campeonato Paranaense com um derrota por 4 a 1 para o Toledo. O resultado negativo encerrou a pífia campanha do clube no estadual. Com apenas uma vitória e nove pontos, o Iraty foi o lanterna da competição e acabou rebaixado para a segunda divisão.
Em 22 jogos, o Azulão teve um aproveitamento de apenas 13%. O único triunfo ocorreu diante do também rebaixado Roma, na 7ª rodada do 2º turno. O time ainda teve seis empates e perdeu 15 partidas, sendo que oito delas foram por mais de três gols de diferença.
Depois disso, a SM/Sports se desligou do futebol profissional do Iraty alegando problemas financeiros e falta de apoio da prefeitura e do empresariado local.
Algumas tentativas frustradas de retomar as atividades do futebol chegaram a ser anunciadas, principalmente visando o centenário do clube comemorado em abril de 2014. Como não disputou competições de base no período que estava sem atividades, o Iraty foi automaticamente rebaixado para a terceira divisão, já que a Federação Paranaense de Futebol (FPF), exige a participação de seus clubes filiados em pelo menos uma competição de base.
A última vez que o Iraty disputou uma competição de base foi em 2011. Comandados pelo ex-goleiro do clube, Marco Antonio dos Santos, os meninos do Azulão tiveram boa participação na Copa Sub-18. O clube foi eliminado nas quartas de final pelo Atlético/PR. Naquela oportunidade, o time também foi formado por atletas de Irati e região.
Celeiro de grandes jogadores que atuam ou já passaram por equipes tradicionais do Brasil e exterior, o Iraty Sport Club dá início ao projeto para retoma do futebol profissional nesta quarta-feira, 1. Com uma equipe formada por atletas da região, o Azulão faz sua estreia no Campeonato Paranaense Sub-19. O time comandado por Play de Freitas recebe o Pato Branco, às 15 h, no estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati.
A partida terá transmissão da Rádio Najuá AM 990. Não haverá cobrança de ingresso.
Com um time formado por jovens da região, que foram aprovados em peneiradas realizadas pelo clube, o Iraty conta com 28 jogadores no elenco, sendo quatro goleiros. O período de montagem e preparação do time para a competição durou cerca de dez meses. Os trabalhos foram iniciados no dia 8 de agosto de 2015. Nesse período, a principal novidade do time é a presença do goleiro Mateus, de Ponta Grossa. Ele foi integrado ao elenco neste ano e pode ser titular no Campeonato Paranaense Sub-19.
A partida entre Iraty e Pato Branco terá arbitragem da região. O reboucense Matheus Scavinski apita o jogo. Ele será auxiliado pelos iratienses Marcos Antonio dos Santos Pepe e Eder Andrade. O delegado será Hamilton Adão Gerva e a delegada estagiária Isis Bernadete Azevedo.
Em entrevista no programa “Show de Bola”, da Rádio Najuá AM 990, Play destaca que buscou as informações necessárias sobre o Pato Branco para não ser surpreendido. Mesmo assim, ele ressalta que o adversário possui um trabalho semelhante ao do Iraty e prevê dificuldades no jogo desta quarta-feira, 1. O treinador comemora o fato do clube pode dar oportunidade para jovens que residem na cidade. Nesse sentido, Play vislumbra a possibilidade de algum atleta se destacar e despontar no futebol profissional.
O Iraty faz parte do grupo A do Campeonato Paranaense Sub-19, que ainda conta com as participações do Foz do Iguaçu e do Campo Mourão. Essas duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 1, às 15 h, no estádio ABC, em Foz do Iguaçu.
Projeto iniciado em 2014
A participação do Iraty na competição faz parte de um projeto que começou a ganhar “corpo” em setembro de 2014. Na época, o presidente do Iraty, Jorge Ruteski, o empresário José Valdecir de Souza, o locutor Luiz Carlos Ramos (Bolinha) e o próprio Play tiveram a ideia de criar a “Ação Entre Amigos do Iraty Sport Club”, como foi chamado o programa de sócio torcedor, que tinha o objetivo de angariar recursos financeiros para subsidiar a participação do clube em competições de base em 2015. Como houve baixa adesão da comunidade ao projeto, o Iraty não participou de campeonatos estaduais no ano passado. Durante a campanha, foram arrecadados apenas R$ 950.
Uma parceria entre a diretoria do Iraty e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico em julho de 2015 possibilitou a retomada do projeto. A partir daí, o treinador Play de Freitas iniciou os trabalhos e realizou algumas peneiradas para selecionar jovens de Irati e outros municípios da região. Neste ano, os treinamentos foram intensificados e uma equipe foi formada para disputa do Paranaense Sub-19.
Regulamento da competição
PUBLICIDADE
Conforme o regulamento da competição, os dois primeiros colocados do grupo A garantem vaga na próxima fase. O Campeonato Paranaense Sub-19 ainda conta com a participação de outras 12 equipes. O grupo B conta com cinco clubes do Norte: Arapongas, Maringá, Junior Team, Londrina e União Nova Fátima. Já o grupo C é formado por sete clubes do Leste: Andraus, Atlético, Coritiba, Grecal, Independente Futebol Clube, Independente Futebol São-Joseense e J.Malucelli.
A primeira fase do campeonato se estenderá por dez datas. Os times jogam entre si, dentro dos grupos, em turno e returno. Classificam-se para a segunda fase os dois melhores do Grupo A, os três melhores do Grupo B e os quatro melhores do Grupo C, além da melhor equipe geral por índice técnico.
Play ficou insatisfeito com a divisão dos grupos feita pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), já que o Iraty terá que fazer três viagens longas para enfrentar Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Pato Branco. Esse fato encarece as viagens da equipe para os jogos da primeira fase.
O regulamento da competição tem um detalhe curioso. São permitidas seis substituições ao longo da partida. Porém, três alterações podem ser feitas com o jogo em andamento e três durante o intervalo.
© Osmair Turko
Equipe Sub-19 do Iraty
© Osmair Turko
Treinador Play de Freitas vai comandar Iraty no Paranaense Sub-19