Corte de 24 pinheiros araucária é flagrado em Fernandes Pinheiro

Flagrante ocorreu em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente. Espécie nativa do Paraná é ameaçada…

07 de junho de 2016 às 07h24m

Flagrante ocorreu em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente. Espécie nativa do Paraná é ameaçada de extinção

Da Redação, com informações da Polícia Ambiental
Em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi comemorado no último domingo, dia 5 de junho, um crime contra uma espécie da flora paranaense ameaçado de extinção – a Araucária angustifolia, ou Pinheiro-do-Paraná – foi flagrado no município de Fernandes Pinheiro. Em torno das 10h, uma equipe da Polícia Ambiental, em atendimento a denúncias, se deslocou até Bituva das Campinas, onde constatou o corte de 24 pinheiros araucária.
O pinheiro araucária é uma espécie nativa constante da Lista Oficial da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção, na categoria vulnerável. A multa prevista para o corte de madeira de lei, neste caso, é de R$ 500 por árvore, de acordo com o decreto federal 6.514/08. O corte de pinheiros só pode ser realizado com autorização do órgão ambiental, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) ou do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O proprietário da área agropastoril admitiu aos policiais da Força Verde que não possuía autorização florestal para o corte da madeira. No local, a polícia encontrou 25 toras, que somavam 10,866 metros cúbicos de pinheiro. O material foi apreendido e o dono da área, responsável pelo dano ambiental, foi deixado como fiel depositário da madeira.
Ele vai responder a um Termo Circunstanciado, junto ao Juizado Especial Criminal de Teixeira Soares. O dono do local também foi advertido sobre o embargo da continuidade do corte de pinheiro na propriedade. O IAP de Irati recebeu uma cópia do boletim de ocorrência para estipular a sanção administrativa ao caso.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.