Câmeras de segurança voltam a funcionar em Irati

Comandante da Guarda Municipal, Averaldo Lejambre, confirma que as câmeras voltaram a funcionar após troca…

25 de junho de 2016 às 08h53m

Comandante da Guarda Municipal, Averaldo Lejambre, confirma que as câmeras voltaram a funcionar após troca das antenas

Da Redação, com reportagem de Jussara Harmuch
Locais de funcionamento das câmeras

Rua Expedicionário José de Lima (Sede 8ª Cia da PM);
Rua Expedicionário José de Lima (Parque Aquático próximo IAP);
Rua Pacifico Borges esquina com Rua Vicente Machado (próximo ao Iraty Sport Club);
Rua XV de Julho esquina com Munhoz da Rocha (Farmácia Trajano);
Rua XV de Novembro esquina com Rua Munhoz da Rocha (Banco Brasil);
Rua Coronel Emilio Gomes (Banco Itaú);
Rua Dona Noca (Mercado Ivasko);
Rua XV de Novembro (Posto Sobutka)
{/block} Depois de problemas de funcionamento no final do ano passado, as oito câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos do município de Irati foram novamente colocadas em operação no primeiro semestre desse ano, garante o comandante da Guarda Municipal, Averaldo Lejambre.
Na última reunião do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG), as novas antenas de transmissão das imagens do sistema de vigilância estavam sendo licitadas. Conforme Lejambre, a troca das antenas era necessária para melhorar o sinal das imagens, que travavam bastante.
“Já foram compradas e trocadas todas as antenas, a que fica lá no Morro [da Santa], a que recebe o sinal, na Central da Guarda [Municipal] e estão funcionando. Das oito câmeras que foram adquiridas pela iniciativa privada, seis delas estão na base da Guarda Municipal”, revela Lejambre.
O controle de imagens da sétima câmera está na 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Esta câmera está instalada sobre a 8ª Cia e monitora o Parque Aquático. A oitava câmera estava instalada sobre o Posto Sobtuka, no cruzamento entre as Ruas XV de Novembro e Sete de Setembro, ponto estratégico no Centro. Um motorista danificou a câmera ao bater no poste em que ela estava instalada. O infrator foi acionado judicialmente pela Guarda Municipal a restituir o valor do dano.
Segundo Lejambre, as imagens captadas pelas câmeras são monitoradas 24 horas por dia e auxiliam na identificação de suspeitos e contribuem para evitar ocorrências. “Teve uma vez que houve apreensão de armas pela polícia, através de monitoramento feito pela Guarda Municipal”, relembra.
[publicidade id=”27″ align=”right” ]A troca de informações entre a GM e a PM é constante, de acordo com Lejambre. “Ora nós pedimos ajuda ou eles nos pedem ajuda, estamos sempre trabalhando unidos, sempre juntos nas operações e ocorrências”, explica.
Lejambre ressalta, ainda, que a contratação dos agentes de estacionamento através do concurso público realizado no último domingo (19) vai contribuir para reforçar a segurança do patrimônio público em Irati, pois vai permitir aos guardas municipais que retomem sua função original, de auxiliar a segurança pública.
Em abril, quando as câmeras ainda estavam fora de funcionamento, dependendo da licitação para a compra das antenas mais potentes, o Major Joas, comandante da 8ª CIPM, destacou que as câmeras auxiliam no policiamento, pois o monitoramento através de imagens evita deslocamentos necessários de viaturas através das rondas e permite que as ações sejam mais pontuais e que os patrulhamentos sejam estendidos a outros bairros, que não são cobertos pela vigilância eletrônica.

Câmeras de segurança

O sistema de videomonitoramento foi oficialmente lançado no dia 20 de dezembro de 2013, com a promessa de auxiliar na prevenção de delitos e na identificação de suspeitos de crimes e de infrações em oito pontos estratégicos da cidade de Irati.

As câmeras foram adquiridas através de patrocínio do setor privado, em 2012, e também com a contribuição do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com recursos da venda de madeira apreendida. Em 2012, um ano antes de consolidado o projeto de monitoramento eletrônico, a Prefeitura de Irati previa expandir futuramente esse sistema de vigilância para mais 20 pontos espalhados pela cidade.

Através das câmeras de segurança, já foi possível identificar e prender um homem armado e de três rapazes suspeitos de tráfico de drogas, em março e maio de 2014, respectivamente.
 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.