Selo Social é lançado em Irati

Projeto visa envolvimento de empresas locais no desenvolvimento de ações sociais Paulo Henrique Sava Em…

02 de julho de 2016 às 13h39m

Projeto visa envolvimento de empresas locais no desenvolvimento de ações sociais

Paulo Henrique Sava
Em um evento que reuniu autoridades e empresários iratienses, foi lançado nesta sexta-feira, 01, o Projeto Selo Social. A solenidade de lançamento foi realizada nas dependências do Hotel Sollievo.
O principal objetivo deste projeto é incentivar empresas e entidades públicas de Irati a desenvolverem ações sociais no município, com vistas ao desenvolvimento de Irati. O projeto visa também certificar as empresas e órgãos governamentais que atuarem de acordo com a legislação vigente e buscando atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social [ODS], através do cumprimento de suas obrigações fiscais e do exercício de responsabilidades sociais.
O Projeto foi instituído pela Lei Municipal 4057/2015. O evento de lançamento contou com a apresentação das crianças do Projeto Música nas Escolas, coordenado pelo Maestro Rondon, que conta com patrocínio da empresa Caminhos do Paraná.  
A secretária de assistência social de Irati, Karen Quoos Seidl, fala sobre a importância do projeto, especialmente para crianças, adolescentes e idosos carentes do município. “Este Selo Social é um programa que a gente já vem estudando há muito tempo. Nós tínhamos que acertar alguns pontos para que ele viesse a funcionar”, comentou. 
De acordo com Karen, antes do início do projeto, era necessário que fossem criados o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e os Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso, para que as empresas possam destinar, através do Selo Social, 1% do Imposto de Renda devido para entidades beneficentes. “Estes repasses já têm que acontecer, mas, com a destinação para os Conselhos da Criança e do Adolescente e do Idoso, isto vai se transformar em projetos. Estes recursos ficam no município, e nós poderemos ajudar muitas crianças e adolescentes a terem projetos, como o Música nas Escolas e com prevenção ao uso de drogas”, citou. 
Os respectivos fundos contarão com comissões, que analisarão os projetos das entidades, para que elas possam receber os recursos destinados pelas empresas e atender crianças, adolescentes e idosos. O Selo Social propicia ainda que as empresas realizem projetos internos com os seus funcionários. “O projeto vai beneficiar muitas crianças e adolescentes e as empresas, destinando este 1% ou tendo algum projeto, irão receber o Selo Social, que eu acho que é muito importante para elas terem uma marca de que estão fazendo algo pela sociedade, tendo um olhar diferenciado pelas nossas crianças e adolescentes. Com isso vamos mostrar que a empresa é parceira e se preocupa com o dia-a-dia dos adolescentes, com o cotidiano das crianças e dos idosos e estão fazendo alguma coisa para melhorar um pouquinho o dia-a-dia destas pessoas”, frisou. 

Experiência social

Representantes da concessionária Caminhos do Paraná S.A. participaram do evento. Ricardo Ruva, gerente administrativo da empresa, ressalta que a empresa tem um carinho especial pela juventude e pelas crianças do município. “É muito importante que todas as empresas tomem como exemplo esta atitude que a Caminhos do Paraná vem tomando para poder ajudar a nossa população e melhorar a qualidade de vida de todo mundo”, destacou.  
Jefferson Dittrich, assessor de comunicação da concessionária, destaca que a empresa repassa recursos de três maneiras para projetos sociais e ambientais: através do próprio caixa, dos projetos da empresa, a exemplo da Ação Verde, realizada em maio, e através dos incentivos fiscais, modalidade que foi regulamentada pela legislação há 10 anos, mas que ainda é pouco conhecida pelas empresas. “Um dos objetivos de nós estarmos aqui hoje é passar um pouco da nossa experiência com repasses através dos incentivos fiscais”, comenta. 

Como realizar doações de parte do IR para entidades?

Ruva explica que, para poder destinar 1% do seu Imposto de Renda para programas ligados as áreas social e esportiva, o empresário precisa buscar informações com o seu contador. “O contador está habilitado a ajudá-lo no cálculo do IR. Parte do que ele destinaria para a Receita Federal ele pode destinar para o incentivo a cultura, ao esporte, ao Fundo da Infância e da Adolescência e ao Fundo do Idoso também, que é uma coisa nova”, frisou.
O prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath (PDT) destaca a importância dos trabalhos sociais realizados interna e externamente pelas empresas iratienses. “São várias práticas relativas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e agora, com o lançamento, apresentando a marca do Selo Social, uma comissão será constituída para analisar todos os projetos e certificar. Após cada empresa ser contemplada e certificada, ela poderá colocar a marca na vitrine da sua loja, no site da sua empresa, mostrando que tem compromisso com projetos sociais, para a infância, a adolescência, e voltados para a proteção dos idosos. É um projeto muito importante que fica para a cidade”, comentou. 

Premiação

A premiação do Selo Social para as empresas que cumprirem os objetivos deverá ser entregue em dezembro. Serão premiadas as empresas que promoverem ações entre os seus próprios funcionários e outras voltadas para a comunidade ou que destinarem parte do seu Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e do Idoso.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.