Vereadores Mirins tomam posse e iniciam trabalhos na Câmara de Irati

Mesa diretora, composta exclusivamente por meninas, também foi empossada Paulo Henrique Sava Para a Legislatura…

11 de julho de 2016 às 12h48m

Mesa diretora, composta exclusivamente por meninas, também foi empossada

Paulo Henrique Sava
Para a Legislatura 2016, foram eleitos os seguintes vereadores:
– Escola Municipal Francisco Stroparo:
Vereadora: Beatriz Caroline Likes
Suplente: Leonardo Rafael Lopes Bonato
– Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa:
Vereador: Bruno Gabriel Wagner
Suplente: Maria Gabriela Ferreira
– Escola Municipal da Lagoa:
Vereadora: Emanuele Magalhães Vicente
Suplente: John da Costa
– Escola Municipal Olaria Filipak:
Vereador: João Victor dos Santos
Suplente: Kétlin Andressa Geniplo Batista
– Escola Municipal José Siqueira Rosas:
Vereador: Jonathan Floriano Jancowski
Suplente: Gabriela Porochniak dos Santos
– Escola Municipal Padre Wenceslau
Vereadora: Cassandra Solarski Machado
Suplente: Júlia Batista da Luz
– Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento
Vereador: Cauã Eduardo Silva
Suplente: Lucas Emanuel Lauginiak de Paula
– Escola Rural Municipal de Cerro da Ponte Alta
Vereadora: Maria Eduarda dos Santos Czekalski
Suplente: Guilherme Daneliv
– Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo
Vereadora: Mônica Bianca Wrubleski Kaminski
Suplente: Bruno Rafael Venâncio Herthel
– Escola Municipal João Maria Pedroso
Vereador: Rafael Murilo dos Santos das Dores
Suplente: Bianca Vichinheski Boraiko
Na ocasião, também foi eleita a mesa diretora da Câmara Mirim, composta somente por meninas:
Presidente: Cassandra Solarski Machado
Vice-presidente: Mônica Bianca Kaminski
1ª Secretária: Beatriz Caroline Likes
2ª Secretária: Emanuele Magalhães Vicente {/block}Na última quarta-feira, 06, foram empossados e diplomados os novos vereadores mirins – Legislatura 2016, durante sessão realizada nas dependências da Câmara de Irati. O evento reuniu alunos de escolas da rede municipal de ensino, professores, vereadores e contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Cláudia Maria Petchak Zanlorenzi.
Em seu discurso, a secretária falou sobre a responsabilidade de cada um dos vereadores mirins neste ano em que ocorrem as eleições municipais. “Vejam a responsabilidade que vocês têm, pois estão representando todas as crianças das escolas. Vocês e seus colegas suplentes são aquelas pessoas que vão ver os anseios da escola e irão trazer até aqui para discutir e fazer os requerimentos para o Executivo ver, dentro de suas possibilidades orçamentárias, se é possível ou não fazer”, comentou.
Cláudia destacou também a representatividade feminina na Câmara Mirim, composta por cinco meninos e cinco meninas. Ela enalteceu o trabalho realizado pelos professores e funcionários das escolas na formação destes alunos. “Se nós temos crianças que estão conseguindo alcançar os índices e fazer com que elas cheguem ao 3º ano lendo e escrevendo, este trabalho é de vocês. As crianças não são o futuro, são o presente, e nós temos que pensar nelas hoje, fazendo com que sejam acolhidas com segurança nas escolas, que tenham os melhores professores, porque é direito delas estar na escola aprendendo e conseguindo alcançar os índices que são necessários”, completou.
O vice-presidente da Câmara, Valdenei Cabral da Silva (PDT), solicitou aos novos vereadores mirins que “não se envergonhem de ser políticos”. “Principalmente nós, da Câmara Municipal, nos orgulhamos de ser políticos, vereadores. Nós somos fiscalizados pelas redes sociais, pelo Observatório Social, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas. Graças a Deus, até o presente momento, estamos de cabeça erguida e com o nome limpo”, comemorou.
O proponente do projeto, vereador Rafael Felipe Lucas (PSB), destacou que toda vez que ocorre uma nova eleição para a Câmara Mirim, acontece uma renovação de ídéias na casa. “Estas novas pessoas fazem o que a gente mais quer para o nosso município e para a nossa vida em comunidade, para o nosso crescimento intelectual e para o nosso dia-a-dia, que é sempre nos transformarmos”, ressaltou.
Na opinião do presidente da Câmara, Vilson Menon (PSD), o nível dos requerimentos apresentados pelos vereadores mirins melhorou desde que foi lançada a primeira legislatura, em 2012. “Tivermos várias conversas em relação às propostas que vieram dos vereadores mirins, e eu sei que tem muita participação dos pais, professores e diretores. Isto tem feito com que a gente se envaideça e fique orgulhoso de poder manter este projeto da Câmara Mirim. Os ‘senhores e senhoras’ vereadores mirins terão uma responsabilidade, pois serão lideranças em suas escolas”, frisou Menon.
Na ocasião, também foi eleita a mesa diretora da Câmara Mirim, composta exclusivamente por meninas. A presidente, Cassandra Solarski Machado, demonstrou sua satisfação em assumir o cargo. “Teremos uma grande oportunidade de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade, e também de experimentar a importância da participação política, contribuindo para a formação de nossa cidadania”, frisou.
O projeto Câmara Mirim está em sua 5ª edição e tem como principal objetivo promover uma interação entre o Poder Legislativo e a comunidade, através das escolas, e proporciona a circulação de informações sobre as atividades dos vereadores.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.