De acordo com a organização, cerca de 16 CTGs participaram das provas artísticas e mais de 200 grupos se reuniram para as provas campeiras
Da redação
Terminou neste domingo, 17, a 28ª edição do Rodeio de Integração de Irati, que fez parte das comemorações dos 109 anos do município. Segundo a organização do evento e a Guarda Municipal, a estimativa oficial é de que aproximadamente 50 mil pessoas passaram pelo CT Willy Laars durante os três dias do evento.
Em texto publicado na página oficial do evento no Facebook, José Basílio Salomão, um dos organizadores, disse que o Rodeio de Irati foi bem recebido pelo empresariado. “Graças ao apoio das empresas é que o rodeio foi um sucesso. Temos que agradecer pela confiança em investir no evento”, frisou.
Equipes de várias cidades do Paraná participaram do Rodeio. Segundo a organização, 16 CTG’s se inscreveram para participar das provas artísticas, totalizando 640 pessoas envolvidas. Os grupos vieram de Curitiba, Colombo, Cascavel, Matelândia, Guarapuava, União da Vitória, General Carneiro, Ponta Grossa, Dois Vizinhos e Pato Branco. Os participantes disputaram as provas de intérprete solista vocal, causo, declamação, violão, gaita, dança tradicional e dança de salão.
Nas provas campeiras, foram realizadas apenas as armadas relativas ao Laço Cidade de Irati, ao Laço Vaca Parada e à Vaca Gorda, uma vez que a Promotoria Pública recomendou o cancelamento da gineteada. A alegação da promotoria é de que poderia ocorrer maus tratos aos animais.
O vice-prefeito, Oscar Renato Berger (PMB), destacou a presença de grupos de todo o Paraná no evento iratiense. “Isto foi prioridade para a coordenação: atrair o público e oferecer um espaço de divulgação atrativo para os parceiros”, frisou.