Rio Azul tem cinco candidatos a prefeito

11 de agosto de 2016 às 13h23m

A última vez que o município teve mais de dois candidatos a prefeito foi em 1996
Da Redação, com informações do Fórum Eleitoral e TRE-PR

PUBLICIDADE
O município de Rio Azul deixa ter eleições polarizadas para o Executivo, 20 anos depois. A última vez que a cidade teve mais de dois candidatos a prefeito foi em 1996, ano em que as urnas eletrônicas começaram a ser introduzidas nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores – as cidades aptas a realizarem 2º turno – num total de 57 cidades e uma população de cerca de 32 milhões de eleitores. Em Rio Azul, a urna eletrônica só passou a ser adotada quatro anos depois. Nestas eleições, cinco chapas concorrem ao cargo de Prefeito e Vice no município de Rio Azul.
Agora Vai Rio Azul
Seis partidos formam a coligação majoritária “Agora Vai Rio Azul”: PSDB, PP, PDT, PTB, PHS e SD. O empresário Rodrigo Skalicz Solda (PSDB) é o candidato a prefeito e o vereador Renato Hrinczuk (PP), que é comerciante varejista, é o candidato a vice.

Rodrigo Skalicz Solda é filho de políticos. O pai, Vicente Solda, comandou o Executivo rio-azulense durante três mandatos: 1997-2000; 2001-2004, quando foi reeleito, e 2009-2012. A mãe, Jane Luizi Skalicz Solda, é vereadora pelo segundo mandato consecutivo. No biênio 2011-2012, ela presidiu a Câmara de Vereadores. Junto ao pai, Rodrigo administra uma empresa de tabaco.

Renato Hrinzcuk é dono de um supermercado em Rio Azul. Hoje cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Renato estreou na política em 2012, quando foi o candidato a vereador mais votado de Rio Azul, com 526 votos (5,75% dos votos válidos).

PPS
O PPS lançou chapa pura para a disputa majoritária e não terá candidatos a vereador. O advogado Domeni Giordani Alberti Dangui, mais conhecido como Dangui, é o candidato a prefeito. O candidato, de 40 anos, disputa pela primeira vez uma eleição. Foi o primeiro a solicitar o registro de candidatura junto ao Cartório Eleitoral de Rebouças.

O agricultor Geraldo Sonnenstrahl,conhecido como Geraldo Alemão, é o candidato a vice. Geraldo tem 57 anos e também concorre numa eleição pela primeira vez.

A Nossa Força Vem do Povo
A coligação “A Nossa Força Vem do Povo” reúne seis partidos na majoritária: PMDB, PSB, PR, PSL, PROS e Rede Sustentabilidade. O professor Antonio Galdino França Júnior (PMDB), mais conhecido como Professor Júnior, é candidato a prefeito pela segunda vez. O vice é o radialista André Malojo, do PSB.

Júnior foi eleito vice-prefeito, em 2012, pelo PMDB, ao lado do atual prefeito, Silvio Paulo Girardi (PSC), que não vai concorrer à reeleição. O candidato ocupou também o cargo de secretário de Planejamento na atual gestão. Em 2004, concorreu como vereador e foi o mais votado, com 543 votos (6,429% dos válidos). Em 2008, ficou em segundo lugar na disputa para prefeito.

André Malojo é um dos proprietários da rádio Thalento em Rio Azul. Nunca disputou eleições e é filiado ao PSB há três anos. Em março, já considerava a possibilidade de oferecer seu nome para uma candidatura como vice.

Competência, Trabalho e Honestidade
A coligação Competência, Trabalho e Honestidade, formada pelo DEM, PSD e PV traz o empresário Jair Bucco Martins, do DEM, como candidato a prefeito e o funcionário público e ex-secretário municipal de Agricultura Paulo Henrique Clazer de Andrade (PSD) como candidato a vice.

Jair é dono de um centro de eventos em Rio Azul e já foi proprietário de um supermercado. Jamais ocupou cargo político, nem concorreu às eleições.

O candidato a vice, Paulinho Andrade (PSD), ficou em segundo lugar para prefeito em 2012, com 41,49% dos votos. Ele foi vice-prefeito durante a gestão de Vicente Solda, entre 2009 a 2012. Assumiu interinamente a Prefeitura durante o afastamento de Solda, entre setembro de 2010 e agosto de 2011.

PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou chapa pura na disputa majoritária. José Tomaz de Andrade é candidato a prefeito e João Darci Princival a vice.

José Tomaz de Andrade é proprietário de um bar em Rio Azul. Ele foi vereador entre 1982 e 1992. Em 1982 e em 1988, foi eleito pelo PMDB. Em 1992, ele foi candidato a prefeito, também pelo PMDB, e ficou em terceiro lugar. Quatro anos depois, concorreu pelo PSDB e ficou em segundo lugar, atrás de Vicente Solda. Em 2000, de volta ao PMDB, se candidatou a vereador, mas não foi eleito. Voltou a concorrer a uma cadeira no Legislativo em 2008, já pelo PT, mas fez apenas 41 votos.

João Darci Princival foi eleito suplente do PMDB nas eleições de 2004. Foi a única eleição de que participou.

© Facebook/Reprodução

José Tomaz de Andrade, Professor Junior, Jair Martins, Rodrigo Solda e Domeni Giordani Alberti Dangui são os candidatos a prefeito de Rio Azul

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.