Réplica está em exposição numa loja de pneus na rua Marechal Deodoro até sábado, 20. Dez clubes brasileiros já conquistaram o título da competição
Rodrigo Zub, com informações de Elio Kohut
Times brasileiros que já foram campeões da Taça Libertadores da América:
Times brasileiros que já foram campeões da Taça Libertadores da América:
Santos (3 vezes); São Paulo (3 vezes); Cruzeiro (2 vezes); Internacional (2 vezes); Grêmio (2 vezes); Atlético/MG (1 vez); Palmeiras (1 vez); Corinthians (1 vez); Flamengo (1 vez); Vasco (1 vez).
Uma réplica do troféu mais desejado pelos clubes do Brasil está em exposição em Prudentópolis. Os torcedores que são apaixonados por futebol podem ter a honra de erguer e tocar na Taça Libertadores da América. Para realizar esse sonho basta visitar a loja Prisma Pneus, na rua Marechal Deodoro, 1.333, na área central da cidade.
A réplica da taça que já foi conquistada por dez clubes brasileiros Santos, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Atlético/MG, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Vasco ficará em exposição até sábado, 20.
O repórter da Najuá, Elio Kohut, foi até a loja de pneus e experimentou a sensação de levantar a taça que pesa cerca de 10 kg. A taça possui uma placa com os escudos de todos os times campeões da principal competição de futebol da América do Sul. Em 2016, o Atlético Nacional (Colômbia) se sagrou bicampeão da Libertadores ao derrotar o Independiente Del Valle (Equador) na decisão. Um brasão de cada País que participa da Taça Libertadores também foi fixado no troféu. Atualmente, clubes de 11 países disputam o campeonato (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Venezuela, Peru, Paraguai e México, que participa como convidado).
Além de tirar uma foto e levantar a Taça Libertadores, o torcedor prudentopolitano poderá ganhar uma das três bolas que serão sorteadas para as pessoas que comparecerem a loja Prisma Pneus. A Taça já passou por Guarapuava e Castro. Depois de passar por Prudentópolis, a Taça segue para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em novembro, a Taça retorna ao Paraná para percorrer as cidades de Ponta Grossa e Curitiba.
Paranaenses na Taça Libertadores
Atlético, Coritiba e Paraná já participaram da principal competição de clubes das Américas. A melhor participação foi do Atlético em 2005. Na ocasião, o time rubro-negro ficou com o vice-campeonato na final brasileira disputada contra o São Paulo. Até hoje, os atleticanos lamentam a decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol que impediu a realização do primeiro jogo da final na Arena da Baixada, em Curitiba. O estádio foi vetado, pois não atendeu a capacidade exigida pela Conmebol. Com isso, o Atlético mandou o jogo de ida no estádio do Beira Rio, em Porto Alegre/RS, que terminou empatada em 1 a 1. No confronto de volta no estádio do Morumbi, o São Paulo goleou o Furacão por 4 a 0 e conquistou o título.