APAE realiza 25ª edição dos Jogos Recreativos

27 de agosto de 2016 às 09h52m

Delegações de toda a região participaram do evento, que voltou a Irati depois de oito anos

Paulo Henrique Sava
Após oito anos de espera, Irati voltou a receber os Jogos Recreativos das APAES da região sudeste do Paraná. O evento, que neste ano chegou à sua 25ª edição, reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores e funcionários das APAES de Irati, Rio Azul, Mallet, Guamiranga, Prudentópolis, Teixeira Soares, Rebouças, Inácio Martins e Fernandes Pinheiro no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Junior, o Batatão. A cada ano, um município diferente sedia o evento.
As atividades integram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Mental e Múltipla, que neste ano apresentou como tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”. Acadêmicos do curso de Educação Física da Unicentro auxiliaram na arbitragem dos jogos. 
Após a recepção as delegações, elas percorreram as principais ruas de Irati em carreata até o Ginásio Batatão. Depois, os alunos participaram de diversas provas, de acordo com a faixa etária de cada um. Foram realizadas provas de arremesso de pneu e arremesso de pneu adaptado para alunos cadeirantes, além de boca do palhaço, cabo de guerra, dança das cadeiras, para meninas; pênalti, para os meninos; estourar o balão, boliche, boliche adaptado e corrida do saco.  
No final do dia, foi realizada a premiação da competição para as APAES de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Rio Azul, Inácio Martins, Prudentópolis, Rebouças, Teixeira Soares, Mallet e Irati. As APAES receberam troféus e os alunos ganharam medalhas de participação no evento. 
Após a premiação, a reportagem da Najuá conversou com alguns professores das APAES da região. Para a professora Daniele Pontarolo, de Guamiranga, o evento é de suma importância para os alunos da instituição, pois proporcionam bem estar a eles. “É uma maneira de interação com as demais APAES. Muitas vezes, fica difícil o acesso ou a comunicação entre os alunos. É uma maneira de todos estarem reunidos e comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Mental e Múltipla, comemorada anualmente entre 21 e 28 de agosto”, frisou. 
Na opinião do Professor Pedro Éder Batistel, a união das APAES da Federação de Irati é muito importante. “É uma interação entre todas as pessoas que não podem participar de Jogos Escolares do Paraná, então eles participam desta parte recreativa. É uma grande interação entre todas as APAES que fazem parte da Federação de Irati”, frisou. 
Para o professor Paulo Roberto Constantino, presidente da APAE Nossa Escola de Irati, a participação maciça de alunos de toda a região deixa um sentimento de dever cumprido. “Foi uma confraternização geral, na qual todos venceram”, comentou.  
Na opinião de Constantino, a união das APAES em torno dos jogos deve servir de exemplo para toda a comunidade, para o Brasil e para o mundo. “É com a união que se constrói um mundo melhor, e eles estão fazendo um mundo assim”, frisou. 
Para a diretora da Escola José Duda Junior, Nadicler dos Santos de Souza, embora a logística do evento tenha sido grande, o mais importante é ver o sorriso estampado no rosto dos alunos por participarem dos jogos, que são esperados o ano todo. “A gente chama de ‘jogos’, mas na realidade é uma confraternização. Eu estou muito feliz”, comentou. 
A diretora auxiliar, Eliane Filipak, também falou sobre a importância da realização dos jogos anualmente. “Esta reunião, que é possível através da realização dos jogos recreativos, é um ponto importante (da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Mental e Múltipla). Mais uma vez, estamos todas as APAES da região reunidas, com todos os nossos alunos”, frisou. 
Para Nadicler, a realização dos jogos reforça a presença dos alunos da APAE na comunidade e a integração deles à mesma. “Convidamos através dos meios de comunicação, fomos às escolas, conversamos com alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, e a comunidade nos acolheu, recebendo também os grupos de fora”, comentou. 
Eliane comenta que os esforços foram divididos entre os funcionários, o que colaborou para o bom êxito do evento. 

Revitalização da quadra poliesportiva e construção de nova quadra na APAE Rural

Nadicler conta que a APAE central de Irati possui uma quadra central. Porém, um dos sonhos da equipe da instituição é de revitalização da quadra poliesportiva, o que, segundo Eliane, está previsto para 2017. “Já temos a verba para a compra das tintas, e estamos organizando um projeto para entrarmos com a mão-de-obra, que é bastante cara, e possivelmente em 2017, estaremos concretizando a revitalização da quadra poliesportiva José Duda Junior”, pontuou Eliane.
Eliane comenta que o maior sonho da equipe da escola é a construção de uma quadra poliesportiva na APAE Rural de Irati. “Já existe um projeto, porém estamos aguardando a liberação de verbas para estes programas nos quais se enquadra a quadra poliesportiva da APAE Rural”, comentou.  
Atualmente, a APAE de Irati atende 151 alunos, com uma equipe de 42 professores preparados para atender alunos com necessidades especiais. “Todos os nossos professores têm formação em Educação Especial, a maioria é concursada, e outros são selecionados por PSS, mas todos têm especialização em deficiência intelectual”, finalizou. 

Serviço 

A Escola José Duda Junior, a APAE de Irati, fica localizada na Rua Dr. Correia, 471, no centro da cidade. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (42) 3422-1122. 
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.