Sem um local adequado para a prática do esporte, os skatistas acabam recorrendo às ruas, desconsiderando os riscos de acidentes
Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava
Sem locais adequados para a prática do esporte – ainda que haja uma pista na Praça Edgard Andrade Gomes, muitos skatistas têm recorrido às ruas, desconsiderando os riscos de acidentes de trânsito. O Major Joas Carneiro Lins, comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, alerta para o perigo de andar de skate nas ruas.
“Temos que ter em mente que o skate é, na verdade, um brinquedo, que os jovens utilizam para a prática desportiva e em campeonatos. O que orientamos, e o próprio Código de Trânsito prevê, nas suas regras gerais de circulação e conduta, que a condição dele é como se fosse de pedestre. E para o pedestre também existem regras: tem que andar pela calçada; transpor a via pela faixa de pedestre, quando existe; se tiver o semáforo para pedestre, tem que respeitar”, instrui o policial.
O Major salienta que andar de skate pelo meio da rua coloca em risco não apenas a segurança do trânsito como a do próprio praticante e de terceiros – de pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis. “Orientamos que procurem praças com pista de skate ou locais fechados onde não coloque em risco a segurança do trânsito”, diz.
Conforme levantamento elaborado pelo Departamento de Trânsito da 8ª CIPM, ainda não houve registro de acidentes envolvendo skatistas. Porém, o Major enfatiza que o Corpo de Bombeiros ocasionalmente atende a ocorrências de skatistas que sofreram lesões com manobras arriscadas ou quedas. Joas comenta que muitos adolescentes e jovens, inspirados por vídeos do YouTube, se arriscam a tentar imitar manobras perigosas sem o equipamento adequado (cotoveleiras, joelheiras, capacete e munhequeiras, por exemplo), o que os expõe ao risco de lesões e fraturas.
Ao motorista, o major recomenda que redobre a atenção sempre que visualizar alguém andando de skate na pista de rolamento. Em segundo lugar, reduzir a velocidade, pois o skatista pode se desequilibrar e acabar parando sob o veículo. Para o skatista, fica o alerta de que pode haver apreensão do skate se ele estiver andando sobre a rua.