Com isso, o perímetro urbano da rodovia passa a contar com quatro radares num trecho de aproximadamente cinco quilômetros. Novo dispositivo foi instado próximo ao mercado Cupim
Novo radar terá limite de velocidade de 60 km/h. Foto: Rodrigo Zub |
Mais um radar foi instalado na BR-153, em Irati. O novo dispositivo foi colocado no quilômetro 338 da rodovia, nas proximidades da entrada para a 21ª Ciretran e do mercado Cupim.
Em resposta a uma consulta feita pela equipe da Najuá, o setor de comunicação social do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a velocidade máxima no trecho será de 60 km por hora. Em um e-mail encaminhado a nossa reportagem, o DNIT informou que o radar deve começar a funcionar ainda neste mês de maio, assim que for concluído o processo de aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Já sobre o local onde foi instalado o radar, o DNIT informou que a escolha aconteceu em função dos recentes acidentes registrados e também da baixa visibilidade dos acessos comerciais e residenciais próximo ao ponto.
“O DNIT está cumprindo o acordo judicial, homologado em julho de 2019 pela Justiça Federal, para a instalação de radares eletrônicos em todo o território nacional, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade média, alta e muito alta”, justificou o órgão federal.
Já Elias disse durante o protesto que a redução da velocidade na Vila São João pode contribuir para intensificar congestionamentos e causar acidentes como colisões traseiras. A intenção do movimento, segundo Elias, era reunir as pessoas que foram multadas desde a mudança no limite do radar e encaminhar um recurso coletivo contra as multas. “Uma pessoa só recebeu 18 multas, ou seja, suspensão do direito de dirigir, que é a ferramenta de trabalho dela. Ela recebeu as 18 multas nesse mesmo local, desde que foi trocado o limite para 40km/h”, afirmou.
Trecho onde foi instalado o novo radar fica próximo a entrada para a 21ª Ciretran. Foto: Rodrigo Zub |