Policiais que integram a 8ª Companhia foram homenageados por atuações de destaque no atendimento a ocorrências
Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak e informações Assessoria
Histórico
A Polícia Militar se instalou em Irati antes mesmo de sua emancipação política, em meados de 1874, quando o então Tenente-Coronel Manoel Eufrásio de Assumpção, comandante-geral da Polícia Militar, que organizou destacamentos em diversas comarcas e vilas.
A 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar, o destacamento de Irati, foi criado no dia 15 de julho de 1970, aniversário de 63 anos do município. Além da sede, Irati, a 2ª Companhia compreendia outros dez municípios: Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Palmeira e Porto Amazonas.
O Decreto 8.351, publicado em 14 de outubro de 2010, transformou a então 2ª Companhia do 1º BPM de Ponta Grossa em 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, subordinada ao 4º Comando Regional (CRPM), situado em Ponta Grossa.
A 8ª CIPM conta hoje com o efetivo de 152 policiais. Seu atendimento abrange a uma área de 6.893,61km2 e uma população estimada em 175 mil pessoas, distribuídas em dez municípios: Irati, Inácio Martins, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Rio Azul, Imbituva, Ivaí, Ipiranga e Guamiranga. A 8ª Companhia abrange cinco diferentes comarcas judiciais: Irati, Imbituva, Ipiranga, Rebouças e Teixeira Soares.
Desde sua criação, a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar trocou duas vezes de comando: o major QOPM Jean Rafael Puchetti Ferreira substituiu o major QOPM Renato dos Santos Taborda, primeiro comandante da Cia; o major QOPM Joas Marcos Carneiro Lins assumiu, em abril, o lugar do major Puchetti.
Entre as diversas modalidades de policiamento aplicadas pelo efetivo da 8ª CIPM, tanto na área urbana quanto na zona rural dos municípios de sua abrangência, estão a Rádio Patrulha, o atendimento via 190 (COPOM), ROTAM, Policiamento de Trânsito, Patrulha Rural, Agência Local de Inteligência, patrulhamento em eventos especiais, GPA (Grupo Pró-Ativo) e Módulo Móvel.
A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com sede em Irati, celebrou seis anos de atuação na última sexta-feira (14), com homenagens a policiais que integram a corporação e com blitz educativas nos dez municípios abrangidos por sua jurisdição.
Clique aqui e confira fotos da solenidade alusiva aos seis anos de instalação da 8ª Cia em Irati
O Major Joas Marcos Carneiro Lins, à frente do comando da Companhia há seis meses, falou sobre a importância da CIPM: “Foi uma conquista muito importante para Irati e para a região a elevação de uma Companhia Destacada para uma Companhia Independente. Houve toda uma tratativa dos Comandos passados e Irati foi agraciada com a 8ª Companhia Independente. É a unidade independente mais nova do Estado do Paraná”, salienta.
Homenagens
Policiais foram condecorados na manhã de sexta (14), em homenagem à sua dedicação ao serviço e à sociedade, pelo destaque no atendimento de ocorrências policiais recentes, de grande repercussão. Policiais promovidos de patente também foram homenageados. “Além disso, pelo segundo mês consecutivo nós estamos tendo o Policial Destaque do Mês, do 4º Comando Regional (CRPM), de Ponta Grossa. Esse é um trabalho que vem sendo feito por conta da ação dos nossos policiais, mas, principalmente, pelo comprometimento que se tem”, afirma.
O Major destaca a apreensão de 626 quilos de maconha, em setembro, depois de um acompanhamento tático na BR-153. E, na sequência, outra apreensão, desta vez em Rio Azul, de 17 quilos de maconha. Todo esse material foi incinerado em Irati no início do mês. “Isso é o tirocínio (prática; experiência) policial, faro policial. Os policiais, através de denúncias, foram fazendo levantamentos, até chegarem ao local em Rebouças onde estava uma mochila recheada de maconha. Esses atos desses policias têm que ser destacados perante a Tropa”, considera Joas.
Foram homenageados os soldados Renan Vinícius de Andrade e seu companheiro André Almeida Veiga, que participaram da ocorrência que resultou na apreensão de 626 quilos de maconha em 8 de setembro de 2016, uma das maiores apreensões da história do município.
Já os soldados Cesar Maidel e Renato Kruger também foram condecorados pela sua atuação no combate ao tráfico de drogas, com a retirada de 17,5 quilos de maconha de circulação no dia 9 de setembro em Rio Azul, após uma série de diligências e averiguação de denúncias recebidas.
Os sargentos Fábio Ferraz e Maximilian Ferreira Clarindo foram postos em local de destaque para as congratulações por serem promovidos à graduação de 2º Sargento da Polícia Militar. Ambos foram elogiados pelo trabalho desempenhado à frente dos municípios que comandam: Imbituva e Ipiranga, respectivamente.
Blitz
Foram realizadas blitz educativas nos dez municípios que integram a 8ª CIPM, entre a manhã e tarde de sexta-feira (14), das 11h às 13h, com orientações de segurança e distribuição de materias educativos. Em Irati, a blitz ocorreu na Rua Coronel Emílio Gomes, próximo à Rua da Cidadania.
Melhorias
Segundo o Major, a 8ª Companhia evolui gradativamente, ainda que a passos lentos, mas acredita que, no futuro, pode vir a se tornar um Batalhão, abrangendo outros municípios. A instalação de um novo Batalhão na cidade garantiria o aumento do efetivo policial, mais viaturas e aumentar, ainda mais, a sensação de segurança.
Conforme Joas, o Comando-Geral da PMPR, coronel Maurício Tortato, tem investido no bem-estar do policial militar, para que ele desempenhe sua atividade finalística da corporação com mais saúde. Assim, a 8ª Companhia está implantando os serviços psicológico e odontológico para os policiais. O Major considera um importante incremento, visto que hoje os policiais ainda precisam viajar até a capital para receber atendimento psicológico. O policial é um profissional constantemente exposto a situações de tensão – é considerada a segunda profissão mais estressante do mundo, somente abaixo dos controladores de voo – e o acompanhamento psicológico é essencial, na visão de Joas, especialmente após eventos que envolvem confrontos armados.