Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos dos manifestantes
Da Redação, com informações Rádio Cultura Sul FM
Estudantes do Colégio Estadual São Mateus, em São Mateus do Sul, se envolveram em uma confusão na noite da última quinta-feira, 20, durante uma tentativa de ocupação da instituição. Policiais Militares foram acionados para conter os ânimos no local.
De acordo com informações da Rádio Cultura Sul FM, alunos contrários a ocupação formaram uma linha de frente para conter o grupo que pretendia ocupar o colégio. Deste grupo, cinco pessoas se manifestaram, deixando a situação tensa.
A Polícia Militar, que esteve no local para retirar os alunos, informou ainda que, no momento em que os policiais saíam do local escoltando os alunos, um homem que gravou toda a ação, começou a desrespeitar a PM e colocou o celular no rosto de um dos policiais, questionando a situação e incitando o tumulto. Todos foram levados para a 3ª Companhia da Polícia Militar. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência.
O estudante Alexandre Douvan, um dos integrantes do Grêmio Estudantil do colégio, disse que permaneceu neutro na situação. Ele afirma que, quando os primeiros rumores de ocupação começaram a surgir, realizou uma consulta aos alunos através de um questionário. Dentre os estudantes, 435 disseram ser contrários a ocupação, 209 foram favoráveis ao movimento e houve ainda 11 abstenções.
Uma reunião realizada na manhã de sexta-feira, 21, com representantes do colégio e do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, que abrange também o município de São Mateus do Sul, deu validade a consulta do Grêmio Estudantil, que decidiu não ocupar o colégio.
Já na tarde de ontem, 21, o poder judiciário concedeu uma ação de interdito proibitório que impede a ocupação do Colégio Estadual São Mateus. O descumprimento da medida acarretará em uma multa diária de R$ 10 mil e retirada compulsória dos invasores pela polícia.