Devoção a Maria reúne fiéis em terço exclusivo para homens

16 de novembro de 2016 às 12h59m

Toda segunda, um grupo de 98 homens se reúne em Prudentópolis para a oração e reflexão sobre os mistérios do Rosário: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos

Edilson Kernicki, com reportagem de Élio Kohut
Toda segunda-feira, às 20h, um grupo de 98 homens – entre adultos e crianças – se reúne para rezar o terço em três comunidades de Prudentópolis: o Terço dos Homens. Cada uma das três partes que compõem o Rosário, divididos em Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos se chama um terço, constituído de 50 Ave-Marias, intercaladas por uma oração do Pai-Nosso a cada grupo de dez Ave-Marias. Uma nova série de mistérios foi sugerida pelo Papa João Paulo II, em 16 de outubro de 2002, através da carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, os Mistérios Luminosos, que não alterou o formato tradicional do Rosário, que continua sendo de 150 Ave-Marias.
Um dos coordenadores do Terço dos Homens, João Paulek, explica que as reuniões começaram a ocorrer em Prudentópolis no ano de 2009, a partir da ideia de Israel Pedroso e Dimas Guil, que reuniram outros companheiros para rezar o terço semanalmente no Santuário Nossa Senhora das Graças.
Segundo o blog “Todo de Maria”, disponível no site da Canção Nova, a origem do Terço dos Homens em nível mundial ainda é desconhecida, mas acredita-se que tenha se iniciado a partir de 1912 – mesmo ano em que ocorreram as aparições de Fátima. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, em 8 de setembro de 1936 – dia que a Igreja Católica dedica à celebração da Natividade de Nossa Senhora. O primeiro grupo de homens foi formado no antigo povoado Vila da Providência, hoje município de Itabi, no Sergipe.
Paulek conta que o grupo se dividiu em mais duas comunidades e hoje o Santuário Nossa Senhora das Graças reúne entre 60 a 75 homens para a oração do terço, toda segunda, às 20h. “Todo homem pode participar, seja criança, jovem, adolescente. É aberto a todos”, frisa.
Mensalmente, na 2ª segunda-feira do mês, é celebrada, juntamente ao Terço dos Homens, a Santa Missa das Famílias, aberta a toda a comunidade, não especificamente a quem participa do terço. O Terço das Mulheres, explica Paulek, é rezado às terças.
Uma vez por ano, grupos de todo o Brasil se reúnem para o Terço dos Homens no Santuário de Aparecida. “Anualmente, tem o encontro do movimento do Terço dos Homens. No próximo ano, não será diferente, em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Nosso movimento já está se organizando e, com certeza, estaremos lá no dia 22 de fevereiro”, destaca Paulek.
O portal do Santuário Nacional de Aparecida informa que o Terço dos Homens vai ocorrer entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2017. Ainda segundo o Santuário de Aparecida, a missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, por considerar que a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.
“Rezamos o terço porque temos, aqui em Prudentópolis, uma devoção mariana muito grande. E não é diferente em todo o Brasil, há a devoção por Maria. Temos essa devoção a Nossa Senhora, fazemos o nosso terço, tem as pessoas que rezam diariamente, em suas casas. Nas segundas-feiras, fazemos nosso grupo aqui. Participar do Terço é um complemento para a nossa oração. Porque diz Nossa Senhora que a oração que mais a agrada, após a missa, é o Santo Terço”, explica um dos fundadores do Terço dos Homens em Prudentópolis, Israel Pedroso.
“Nossa Senhora esteve sempre presente na vida de Jesus e está, com certeza, presente na nossa. Através da oração do Terço, é o jeito que podemos invocar nossa Mãe, porque sabemos que tudo o que pedirmos à Mãe, o Filho atende”, complementa Pedroso.
Grupos de outros municípios que ainda não tenham o Terço dos Homens e queiram iniciar o movimento em suas comunidades, podem se informar com Israel Pedroso, na Paróquia São João Batista, pelo telefone (42) 3446-1450.
O Santuário Nossa Senhora das Graças fica na Rua Cândido de Abreu, 1312, no centro de Prudentópolis, junto à Paróquia São João Batista.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.