Derbli apresenta oficialmente equipe de governo para a gestão 2017-2020

16 de dezembro de 2016 às 12h25m

Estrutura administrativa da atual gestão foi mantida; à exceção da Secretaria de Comunicação, que volta a ser Assessoria atrelada ao Gabinete

Texto de Edilson Kernícki, com reportagem de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub
Vídeo: Juarez Oliveira
Foram definidos os nomes dos indicados para ocupar 14 das 15 Secretarias Municipais de Irati para a gestão 2017-2020. O prefeito eleito Jorge Derbli (PSDB) vai manter o organograma administrativo atual ao longo dos primeiros 100 dias de governo, mas já planeja alterações tanto na nomenclatura das pastas quanto na estrutura administrativa.

Confira o vídeo com a entrevista completa de Derbli no fim deste texto

Em 2014, o prefeito Odilon Burgath (PDT) reformulou o organograma administrativo, quando adequou a nomenclatura das Secretarias para denominações mais modernas, que acompanhavam as utilizadas pelos governos federal e estadual. Derbli, por sua vez, deve retomar os nomes antigos e adotar denominações mais curtas.
Ao considerar que a administração de um prefeito depende, essencialmente, da equipe que o auxilia, Derbli definiu como critério para a escolha de seus secretários a confiança. “São pessoas que conheço há muito tempo, algumas; outras conheci há pouco tempo. O critério é escolher pessoas que já tem conhecimento no ramo de suas pastas, profissionais capacitados que vão desenvolver um bom serviço”, explica. Outro critério é a experiência: vários dos secretários escolhidos já participaram de gestões anteriores.
[publicidade id=”27″ align=”right” ]Entretanto, o futuro gestor indica que pode haver mudanças depois desses 100 primeiros dias de gestão, ao afirmar que este será um período de adaptação para os novos secretários. “Como é um período de adaptação – eu chamo um ‘governo de 100 dias’ – podemos fazer algum remanejamento, trocar algum secretário ou secretária, porque é uma experiência para alguns que estão entrando comigo. Queremos desenvolver um trabalho muito bom. Então, [escolhi] pessoas que se sintam bem trabalhando e fazendo com gosto aquilo que eu quero que façam, que é cuidar da nossa população em todos os setores”, explica Derbli.

Mudanças

A máquina administrativa deve se tornar mais enxuta depois dos 100 primeiros dias de governo, com a incorporação de Secretarias. Um exemplo são as Secretarias de Obras, de Serviços Rurais e de Serviços Urbanos: elas se tornarão a Secretaria de Infraestrutura, que abrangerá esses três departamentos.
A Secretaria de Comunicação Social, criada em 2014, volta a ser Assessoria, ligada ao Gabinete do Prefeito. A Assessoria de Comunicação vai contar com uma equipe de quatro profissionais, responsáveis pela divulgação das ações do governo, organização de eventos e campanhas da Prefeitura.
“Temos várias mudanças, que ao longo desses 100 primeiros dias vamos concretizar, pensando sempre numa economia, com menos cargos de confiança. Queremos ter o mínimo possível, utilizando já funcionários de carreira. A Prefeitura hoje tem mais de 1,2 mil funcionários concursados, e quero aproveitar ao máximo essas pessoas que já trabalham, cada uma em seu setor, para que venham conosco fazer um bom trabalho na próxima administração”, antecipa.

Relação de Secretários

Governo – a nova Secretaria criada para a gestão de Derbli será exercida pelo atual chefe da 4ª Regional de Saúde, João Antonio Almeida Júnior, que foi coordenador de campanha do prefeito eleito. Derbli explica que a Secretaria de Governo terá como função integrar e articular as demais, especialmente nos projetos que envolvem mais de uma Secretaria, uma função similar à da Casa Civil, nos governos estadual e federal;
Agricultura – atualmente denominada Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, a Secretaria de Agricultura ficará a cargo do ex-vereador e atual suplente Raimundo Gnatkowski (Mundio);
Educação – foi escolhida a professora Rita de Cássia Almeida, ex-secretária de Educação e ex-diretora do Colégio Estadual Duque de Caxias. É mãe do futuro secretário de Governo, João Antonio Almeida Júnior;
Meio Ambiente – será responsabilidade da engenheira ambiental Magda Lozinski, esposa do chefe do escritório regional do IAP de Irati, Marcelo de Mattos;
Administração – Daniele Cavalli, funcionária do Departamento de Licitações do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), irmã do ex-vereador Dalvino Cavalli Neto;
Procuradoria – o advogado Robson Krupeizaki, que foi assessor jurídico da campanha eleitoral de Derbli e atuou como assessor especial de gabinete na gestão de Odilon Burgath, em 2014;
Planejamento – a engenheira Rozenilda Romaniw Barbara estará à frente desta Secretaria. Rozenilda é funcionária de carreira na Prefeitura, chefe da Defesa Civil Municipal e ex-secretária de Viação e Serviços Rurais, na gestão do ex-prefeito Sérgio Stoklos;
Esportes e Lazer – o professor de Educação Física Antonio Celso de Souza, o Xoxolo, que atualmente cumpre mandato de vereador. Já atuou no antigo Departamento de Esportes;
Bem Estar – quem assume a pasta é o radialista Sidnei Jonaldo Jorge (Sidão), ex-vereador em duas legislaturas (2005-2008 e 2009-2012) e ex-presidente da Câmara de Irati, no biênio 2009-2010. Desde março de 2015, comanda o escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDS).
Inicialmente, Sidão ficaria a cargo da Secretaria de Cultura. Entretanto, foi designado para substituir a assistente social Andréia Masiero Arcego, que tinha sido indicada para a Secretaria de Bem Estar, a convite do vice-prefeito eleito, Amilton Komnitski. Andréia é servidora concursada na Prefeitura de Teixeira Soares e está em estágio probatório; por isso, não pode se licenciar do cargo.
Obras – “É o setor com o qual tenho mais afinidade, pelo meu ramo de atividade. Procurei vários engenheiros em Irati; há muitos engenheiros competentes”, comenta Derbli, que escolheu o engenheiro Dagoberto Waydzik. Hoje, a pasta é denominada como Arquitetura, Engenharia e Urbanismo;
Serviços Rurais – a pasta de Serviços Rurais ficará sob responsabilidade de Anselmo Stadykoski, que já trabalhou com Derbli em sua empresa;
Serviços Urbanos – o nome definido para a Secretaria também é de alguém com prévia experiência de 14 anos ao lado de Jorge Derbli: Claudemar Marques.
As pastas de Obras, Serviços Rurais e Serviços Urbanos, no futuro, serão transformadas em uma única Secretaria: a de Infraestrutura, de acordo com Derbli.
Indústria e Comércio – hoje denominada Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a pasta de Indústria e Comércio será ocupada pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Irati, Luís Antonio Andreassa (Ico);
Saúde – como já anunciado anteriormente, foi indicado ao cargo o enfermeiro Agostinho Basso, funcionário de carreira há 30 anos e que já foi ouvidor da Saúde;
Finanças – atualmente chamada de Secretaria de Fazenda, a Secretaria de Finanças terá à sua frente o iratiense Valmir Emiliano, que é técnico em contabilidade, formado em Administração e Gestão Pública e hoje é tesoureiro na Prefeitura de Rio Azul;
Cultura – é a única pasta que ainda aguarda pela confirmação. Derbli ainda aguarda a resposta da pessoa indicada e preferiu manter o nome em sigilo até lá para evitar especulações.
Foram definidos também os nomes de quem vai exercer funções em três cargos comissionados com status de Secretaria:
Chefia de Gabinete – Paulo Secco, pós-graduado em Economia e ex-comentarista do programa “Meio Dia em Notícias” da Rádio Najuá;
Ouvidoria Municipal – o radialista Luiz Carlos Ramos (Bola), que já exerceu a função durante a primeira gestão do ex-prefeito Sérgio Stoklos (2005-2008). No segundo mandato de Stoklos (2009-2012), Ramos foi secretário de Meio Ambiente. Nos dois últimos anos, foi secretário de Administração em Fernandes Pinheiro, na gestão de Oziel Neivert;
Controladoria – para o cargo foi nomeado José Roberto Hohmann, servidor de carreira da Prefeitura há 25 anos.      
Vídeo: Juarez Oliveira
  


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