Caso foi registrado no interior de Teixeira Soares. Paciente, de 17 anos, apresentou os sintomas, foi medicada e passa bem
Paulo Henrique Sava
A 4ª Regional de Saúde de Irati confirmou nesta sexta-feira, 29, o primeiro caso de gripe A H1N1, causada pelo vírus Influenza, na região Sudeste. A paciente é uma adolescente de 17 anos, moradora da área rural de Teixeira Soares.
Segundo o chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati, João Almeida Junior, a jovem recebeu o tratamento com o medicamento Tamiflu no próprio município e passa bem. A menor não se enquadrava em nenhum dos grupos prioritários de pessoas que receberão a vacina contra a gripe gratuitamente nos postos de saúde até o dia 20 de maio.
Almeida ressalta que neste sábado, dia 30, será realizado o Dia D de combate a gripe. Na região, todos os postos que possuem salas de vacina estarão abertos a partir das 8 horas, para realizar a vacinação. “Nós pedimos para a população dos grupos de risco ir tomar a vacina amanhã, porque a Influenza, o vírus da gripe, está circulando aqui na nossa região”, frisou.
Apesar de não ter sofrido maiores consequências, o Chefe da 4ª Regional alerta que a paciente demorou muito para procurar o serviço médico de Teixeira Soares. “Se este tipo de gripe e este tipo de conduta que ela [paciente] teve acontece nos grupos que têm prioridade, possivelmente o caso seria muito mais grave do que foi para ela”, frisou.
Além disso, Almeida solicita que, se a pessoa tiver febre alta (acima de 39 graus) subitamente, tosse, coriza e dores no corpo, procure imediatamente o serviço médico para iniciar o tratamento.
Além disso, Almeida solicita que, se a pessoa tiver febre alta (acima de 39 graus) subitamente, tosse, coriza e dores no corpo, procure imediatamente o serviço médico para iniciar o tratamento.
Região apresenta 20 notificações de gripe A
Em toda a região, foram registradas mais de 20 suspeitas de gripe A. Nestes casos, os pacientes já estão recebendo a medicação. “Nós temos tratamento suficiente para toda a população e não vamos esperar nenhum resultado para iniciar o atendimento. Precisamos que a população, caso haja alguma suspeição de gripe, procure imediatamente uma unidade de saúde para começarmos o tratamento o mais breve possível”, pontuou.
De acordo com Almeida, o medicamento aplicado durante o tratamento somente produzirá efeito a partir de 48 horas do surgimento dos sintomas. “Quanto mais demorar para iniciar o tratamento, mais grave será a gripe destas pessoas”, frisou.
Dia D de vacinação será neste sábado
O Chefe da 4ª Regional solicita que todas as pessoas que tem menos de 5 ou mais de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e pacientes com comorbidades de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças neurológicas crônicas e obesidade, terão prioridade no atendimento. Médicos, enfermeiros e pessoas que estarão na linha de frente do atendimento à população também deverão ser vacinados.
Almeida pede que as pessoas inclusas nos grupos prioritários compareçam aos postos de saúde neste sábado, 30, quando será realizado o Dia D de combate a gripe.
Para a realização da campanha neste sábado, um novo lote de vacinas, que estava previsto para ser entregue somente na semana que vem, está sendo enviado de forma antecipada para os municípios. “Por isso, pedimos que a população venha aos postos de saúde para se vacinar para que nós não tenhamos casos graves e mortalidade pela gripe A como tivemos nos anos anteriores”, frisou.
Para a realização da campanha neste sábado, um novo lote de vacinas, que estava previsto para ser entregue somente na semana que vem, está sendo enviado de forma antecipada para os municípios. “Por isso, pedimos que a população venha aos postos de saúde para se vacinar para que nós não tenhamos casos graves e mortalidade pela gripe A como tivemos nos anos anteriores”, frisou.
Segundo a 4ª Regional, durante a campanha, os postos de saúde estão distribuindo senhas para que as pessoas possam tomar a vacina, que protege contra todos os tipos de vírus da gripe.