Chuva congelada é registrada em Fernandes Pinheiro

Temperatura registrada em Fernandes Pinheiro foi de -2ºC nesta terça-feira, 18. Em Inácio Martins, mínima…

18 de julho de 2017 às 11h23m

Temperatura registrada em Fernandes Pinheiro foi de -2ºC nesta terça-feira, 18. Em Inácio Martins, mínima foi de -4º C

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
Os paranaenses precisaram reforçar a quantidade de acessórios, como blusas, cachecóis, luvas, meias e gorros, por exemplo, para combater o frio que atingiu o estado nas primeiras horas do dia. A massa de ar intensa que se deslocou da Argentina em direção ao Brasil causou uma queda considerável nas temperaturas. Em Inácio Martins, a mínima foi de -4º C nesta terça-feira, 18. Os termômetros também marcaram valores negativos em Fernandes Pinheiro (-2ºC) e São Mateus do Sul (-3ºC) ao amanhecer.

Confira o vídeo que mostra a neve em Palmas no fim deste texto

Em entrevista no programa “Café Com Notícias” da Rádio Najuá FM, o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, afirmou que o fenômeno conhecido como “chuva congelada” foi registrado em Fernandes Pinheiro e outros municípios da região dos Campos Gerais. Braun explica como acontece essa condição meteorológica. “Quando a gota ao chegar próxima a superfície e encostar no solo, ela congela parece um granizo miúdo. Essa situação tivemos em vários pontos, inclusive na região dos Campos Gerais e Fernandes Pinheiro, onde o pessoal passou relatos do fenômeno durante a madrugada. Na região Metropolitana de Curitiba e até mesmo no Oeste, nós tivemos relatos da chuva congelada”, comentou o meteorologista.
Segundo informações do Simepar, houve registro de neve no município de Palmas, na região Sul do Estado. A constatação foi feita com base em vídeos e fotos recebidas pelo Instituto de Meteorologia durante a madrugada. “Foi ontem a noite a ocorrência desse fenômeno. Também tivemos chuva congelada que é um fenômeno bem parecido do que a neve. Situação um pouco anterior a formação de neve”, confirma Braun.
“Aguardávamos com muita expectativa por este fenômeno da natureza. A última vez que vimos, foi em 2015”, comentou o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou. “Isto comprova que Palmas é a Gramado do Paraná. Os paranaenses que querem ver neve, não precisam se deslocar até a serra gaúcha ou catarinense para conhecer”, completou.
De acordo com Braun, as temperaturas não devem esquentar ao longo do dia, ou seja, permanece gelado por causa do vento. “O céu está claro já sob domínio do ar mais seco e frio. Mantém o padrão nas próximas horas. O sol vai continuar favorecendo para que a temperatura até se eleve, mas obviamente com essa intensa massa de ar polar a tendência é que não aqueça tanto durante o dia. A máxima deve ficar perto de 13ºC e 14ºC na tarde de terça-feira”.
O Simepar emitiu alerta nas últimas horas para o risco de prejuízos para a agricultura em função da combinação de ar frio e vento (geada negra). “A semana será bem gelada nos Campos Gerais, amanhã [quarta-feira, 19] será mais um dia com temperaturas negativas, a tendência é que as geadas fiquem até um pouco mais amplas em função do ar mais seco que predomina. Nessa última madrugada até tivemos presença de alguma nebulosidade em parte da madrugada e alguns setores dos Campos Gerais, mas amanhã com o céu claro em toda a noite e madrugada de quarta-feira, a tendência é que as geadas sejam mais amplas, os valores de temperatura muito próximos de hoje, ou seja, -1º C e -2ºC em Irati. Quinta-feira começa a aquecer, entre aspas, 1ºC é a mínima prevista e na sexta em diante gira numa faixa de 4ºC, 5ºC. Existe a possibilidade de alguma geada mais fraca, mas com destaque para as temperaturas ficando um pouco mais agradáveis com máxima acima de 20ºC na sexta e sábado”, relatou Braun.
Vídeo: Carlos Alberto Ribas


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.