Obra faz parte do processo de municipalização da via e deve ser iniciada em 2018
Paulo Henrique Sava, com informações da Câmara de Irati
O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), os vereadores Marcelo Rodrigues (PP) e Nei Cabral (PDT) estiveram em Brasília na última semana. Na oportunidade, eles visitaram o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) juntamente com o deputado federal Sandro Alex (PSD) para falar sobre o processo de municipalização do trecho da BR 153 que vai desde o entroncamento com a BR 277, na Alameda Virgílio Moreira, até a comunidade do Riozinho, no trevo de acesso à Unicentro.
Conforme os vereadores, “o objetivo é oferecer mais segurança aos usuários que utilizam a rodovia”. Eles relataram que o prefeito vê na municipalização uma oportunidade de construção de ciclovias, rotatórias e travessias, melhorando a urbanização. “A manutenção e conservação do trecho serão de inteira responsabilidade do município a partir da alteração”, frisaram Rodrigues e Cabral.
Porém, antes de concretizar a municipalização, o diretor do DNIT, Valter Casimiro Silveira, garantiu à comitiva iratiense que o órgão irá providenciar uma série de obras de recuperação no trecho, como a implantação do acostamento e melhorias na infraestrutura. O valor do investimento pode chegar a R$ 2milhões.
Durante visita a Irati no início desta semana, Sandro Alex falou sobre a importância destas obras no trecho urbano da rodovia. “É necessário este acostamento, e depois da conclusão desta obra, aí sim o perímetro vai ser municipalizado, ou seja, a prefeitura não vai ter que desembolsar esta quantidade de recursos para fazer os acostamentos”, comentou.
Sandro destaca que, com a construção do novo contorno da rodovia, obra que também está prevista, o trecho urbano da BR 153 acabará se tornando uma avenida. “Ali, haverá adequações, como rotatórias e ciclovias e que, no futuro, ela se tornará o cartão postal da cidade”, frisou.
Sobre o contorno, o deputado garantiu que a obra será realizada, pois, para que haja municipalização, é necessária uma garantia de que haverá um contorno. “Várias cidades lutam por estes contornos. O momento do orçamento é difícil, mas há uma garantia de que eles têm que ser feitos pelo Governo Federal. Nós vamos batalhar para que, ano a ano, a cada orçamento, possamos incluir a construção deste contorno. Enquanto ele não vem, nós temos que ter pelo menos as adequações necessárias nas interseções que são perigosas neste perímetro urbano, e uma delas é o próprio acostamento. Tem alguns quilômetros que é realmente muito perigoso, e é isto que o DNIT nos garantiu que já será feito para o orçamento do ano que vem”, frisou.
O prefeito Derbli (PSDB) afirmou que a documentação para a municipalização da BR 153 está pronta. No entanto, o Executivo não teria recursos suficientes para arcar com os custos da construção do acostamento. Segundo Derbli, o trecho mais crítico que necessita de acostamento vai da Vila São João até a Alameda Virgílio Moreira. “Teríamos que fazer todo o acostamento preliminarmente, para depois [o DNIT] passar para o município cuidar desta rodovia, das questões de faixa de domínio e outras que iremos fazer, como ciclovias, travessias elevadas e rotatórias. Nós queremos que o governo faça o maior consumo financeiro, como ele o faz para outras empresas e depois repassa para o pedágio. Nós queremos que faça para nós e nos deixe uma coisa pronta para somente administrarmos”, finalizou.
O DNIT já havia dado parecer favorável à municipalização em maio. Quando foi emitida a nota técnica sobre a pertinência da municipalização, Sandro Alex relatou que, com ela efetivada, o parlamentar terá condições de destinar verbas ao município para a aplicação nas melhorias do trecho, como radares, por exemplo.