Hospital irá atender pacientes de câncer de Irati e região
Paulo Henrique Sava e Edilson Kernicki
A luta contra o câncer ganhou um grande reforço, com a inauguração da primeira Unidade de Serviço de Oncologia Clínica Adicional do Paraná, em Irati.
A extensão do Hospital Erasto Gaertner passa a atuar no município de Irati, com a proposta de atender também aos demais municípios que integram a Amcespar.
A inauguração da nova unidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, em frente à antiga sede da ANAPCI, no Loteamento Pabis. A entidade cedeu o espaço onde funcionava sua sede própria em favor da instalação da Unidade Avançada do Erasto Gaertner em Irati.
Em entrevista, Beto Richa falou sobre a importância da descentralização dos atendimentos do hospital Erasto com a inauguração da unidade em Irati. “É mais uma grande conquista, inestimável, para Irati e toda a região, que é a instalação do Hospital Erasto Gaertnër, uma descentralização nesta unidade, que vai prestar um serviço de muita qualidade na área do atendimento e do tratamento oncológico para Irati e região. Estou muito feliz aqui com o superintendente do Erasto, Adriano, que é um grande parceiro nosso, temos importantes investimentos no hospital de Curitiba, inclusive com a construção da nova unidade, que é a oncopediatria do Erastinho. O Governo é grande parceiro do Erasto Gaertner também na ampliação dos serviços para pediatria em Curitiba”, pontuou.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Michele Caputo Neto, a inauguração da unidade em Irati vai reduzir o custo do transporte dos pacientes para os municípios, que não precisarão levá-los até Curitiba. “Uma instituição de respeito, como é o Erasto Gaertner, é uma parte importante do tratamento, que antes era feito lá em Curitiba, e agora passa a ser feito aqui. Questões de maior complexidade, que exijam melhor tecnologia e uma expertise bastante avançada continuarão lá, mas tenho certeza absoluta que isto vem de encontro aos anseios de familiares e pacientes”, comentou.
O superintendente do hospital, Adriano Lago, agradeceu a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, auxiliaram para que a obra pudesse ser realizada. Ele relata que, graças ao trabalho de médicos e voluntárias, de cada 100 pacientes que entram no Erasto, 60 saem curados. “O grande desafio destes nossos “anjos” que ficam em Curitiba e estarão aqui é ter padrão de atendimento aqui em Irati para os nossos pacientes. Eu sempre coloquei isto nas nossas discussões, que eu tinha uma grande preocupação que a gente tivesse um padrão, para que isto pudesse trazer conforto para os nossos pacientes: ele não pose separar se está em Irati, Curitiba ou em trânsito. Na verdade, ele está dentro da unidade do Erasto Gaertner, que em alguns momentos pode ter endereço em Irati, mas em outros em Curitiba. Sem dúvida nenhuma, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati será um grande instrumento para que possamos acolher estes pacientes e manter este padrão. Este vai ser um grande desafio”, frisou.
Fotos: Terezinha Miranda Veres, Dagoberto Waydzik, Sidnei Jorge e Paulo Henrique Sava
Na fase inicial de atendimento, a Unidade Irati vai oferecer consultas para avaliação de casos novos e atendimento eletivo de pacientes já matriculados em atendimento pelo Erasto, que hoje vão até Curitiba.
A Unidade Irati possui dois consultórios médicos, sala de emergência, posto de enfermagem, farmácia, sala de treinamento e três salas para infusão de quimioterapia e medicamentos, com capacidade para atender até 20 pacientes por dia.
Pacientes que dependerem de sessões de radioterapia continuarão a ser encaminhados para a capital.
Hoje, cerca de 200 pacientes dos municípios que compõem a 4ª Regional realizam tratamento oncológico no Erasto Gaertner, em Curitiba.
Gradativamente, esses pacientes serão avaliados individualmente para definir com segurança sobre a continuidade de seus tratamentos em Irati.
A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) agradeceu a direção do Erasto por aproximar ainda mais o hospital do povo. Ela elogiou o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer, cuja diretoria de Irati foi empossada na mesma cerimônia. Leandre enalteceu o trabalho do voluntariado de Curitiba e Irati.
“O voluntariado é a oportunidade que as pessoas têm de dividir o seu tempo com a solidariedade e o amor ao próximo. Eu tenho certeza absoluta de que, à frente desta instituição, a Ieda Waydzyk (empossada nesta sexta-feira), com a sua diretoria e todas as voluntárias vão fazer uma grande história. Quero dizer que fiz o juramento junto, estou aqui como voluntária de Irati e da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Paraná”, frisou.
O prefeito Jorge Derbli (PSDB) ressaltou o papel da Câmara de Vereadores, que destinou R$330 mil para a conclusão da obra. Ele também ressaltou o esforço do Governo do Estado para custear esta obra, e também da ANAPCI, que cedeu sua sede própria para a unidade. “Nós sabemos que, se não fosse o esforço de cada um de vocês, a gente não conseguiria isto aqui”, comentou.
A presidente da ANAPCI, Terezinha Miranda Veres, ficou bastante emocionada ao falar sobre a inauguração do Erasto em Irati. “Não há como mensurar o valor desta obra para aqueles que precisam se deslocar por períodos cada vez mais curtos à capital, para a realização de seus tratamentos. O sonho da ANAPCI virou realidade: o Hospital Erasto Gaertner em Irati saiu do sonho, caminhou pelo papel e hoje é um fato concreto.
Prefeitos de toda a região da AMCESPAR também estiveram presentes na inauguração. A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, ressalta que a vinda do Erasto para Irati representa um ganho muito grande para a saúde da região. “Não tem palavras para descrever a importância de tal obra, de tal trabalho sendo dispensado para a população da nossa região. É uma colheita muito positiva para todos os municípios e para toda a população”, frisou.
O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, diz que este é o início de um trabalho do qual a região necessita. “Fico feliz de ser o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e pelos detalhes que aconteceram para que chegássemos a este dia. Vamos enfrentar juntos com o Erasto e os 10 prefeitos da região o que for necessário para que tudo de bom aconteça e a obra continue progredindo e atendendo cada vez mais pessoas e famílias”, comentou.
Para Luiz Everaldo Zak, prefeito de Rebouças, o Erasto Gaertner representa um grande avanço para a saúde de toda a região. “É um avanço enorme para os pacientes, principalmente, que precisam se deslocar para Curitiba, terão enorme benefício com este tratamento. Os municípios também serão ajudados porque terão que transportar menos gente para Curitiba”, afirmou.
O deputado estadual Márcio Pauliki ressalta que a abertura da unidade do Erasto mostra como está funcionando a descentralização da saúde em todo o Paraná. “Esta ala do Erasto de Irati terá complementaridade com o Instituto do Câncer dos Campos Gerais, e isto só vem a somar a todos os cidadãos da região centro sul do estado”, comentou.
Na opinião do deputado estadual Nelson Justus, os resultados desta obra serão incalculáveis. “Nós não estamos pensando exclusivamente em Irati, mas em toda a região. Isto vai facilitar a vida em um momento em que as pessoas reclamam que a saúde está doente, a crise é isto ou aquilo. As coisas têm que andar, o mundo não para, a roda tem que girar. Sem dúvida nenhuma, isto é um avanço, e estão de parabéns todas as pessoas que, direta ou indiretamente, se envolveram para que isto acontecesse. Parabéns a Irati e ao Paraná”, comentou.