Pessoas que quiserem se vacinar contra a gripe, sarampo, Covid-19 ou completar o esquema vacinal poderão se dirigir às unidades de saúde neste sábado, 11, das 08h às 17 horas. Haverá tenda drive-thru ao lado do posto Ildefonso Zanetti exclusivamente para vacinação contra a gripe/Paulo Henrique Sava
Vacina contra a gripe será disponibilizada para toda a população com idade a partir de 6 meses a partir de amanhã, 11. Foto: Divulgação |
Sarampo – Também neste sábado terá continuidade a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças de 06 meses a 05 anos, que foi prorrogada até o próximo dia 24. Além disso, todas as vacinas de rotina serão disponibilizadas para crianças cujos pais têm dificuldade em comparecer às unidades de saúde durante a semana.
Covid-19 – Ainda neste sábado, prossegue a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 05 a 12 anos que ainda não tomaram a 2ª dose, pessoas de 12 a 50 anos que ainda não se imunizaram com a 2ª dose ou com o reforço e pessoas com mais de 50 anos que tomaram o primeiro reforço há mais de 4 meses e ainda não tomaram a 4ª dose. Trabalhadores da saúde e limpeza urbana também devem atualizar o esquema primário ou aplicar o 2º reforço. No Paraná, a cobertura vacinal com a dose de reforço está em 50,60% do público-alvo.
Outras vacinas – Segundo a SESA, a procura pelas vacinas BCG, pentavalente, tríplice viral e contra a febre amarela, hepatites A e B, meningite, paralisia infantil, rotavírus e HPV em meninos e meninas, está abaixo do esperado. “Temos doses suficiente para atender os grupos contemplados”, ressaltou Denise sobre estas vacinas.
A SESA estima que serão aplicadas cerca de 1 milhão de doses de todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação de rotina e das campanhas vigentes em aproximadamente 500 salas de vacina espalhadas pelo estado.
Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), o secretário de Estado da Saúde César Neves ressaltou que o Dia D de Vacinação visa incentivar a busca pela vacinação e atualização das carteirinhas de adultos e crianças. “Essa é uma grande mobilização para alertar e sensibilizar toda comunidade sobre a importância de manter a vacinação em dia, isso permite minimizar o risco de surtos e epidemias de doenças. Importante ressaltar que a vacina não protege apenas o indivíduo, ela garante uma proteção coletiva e atua contra a transmissão. Quando há um número expressivo de vacinados, o vírus encontra dificuldades para circular. Por isso é tão importante a colaboração e adesão da população”, destacou.
Dia D de vacinação será realizado em todo o Paraná neste sábado, 11. Foto: Divulgação |