Marcelinho Rodrigues fala sobre desafios à frente da Secretaria de Viação e Serviços Rurais

27 de outubro de 2018 às 14h28m

Vereador licenciado assumiu a pasta na semana passada. Secretaria é uma das que possuem as maiores demandas da administração municipal

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
Em participação no programa “Meio Dia em Notícias” de quarta-feira (24), o vereador licenciado Marcelinho Rodrigues (PP) comentou os desafios à frente da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, uma das pastas com maior demanda de trabalho na administração municipal de Irati. Marcelinho assumiu o cargo na semana passada, sob indicação do prefeito em exercício Amilton Komnitski (PSD), que foi avalizada por Jorge Derbli (PSDB), que está licenciado do cargo por 30 dias para tratar de assuntos particulares.
Marcelinho vai desempenhar a função ao longo de 30 dias, período em que ele é substituído na Câmara pelo seu suplente, Jorge Luiz Zen (PP). A recomendação ao novo secretário, é que preste o melhor atendimento ao agricultor. Na eventualidade de o período à frente da pasta ser estendido, basta que o vereador encaminhe um documento adicional à Mesa Diretora da Câmara pedindo a extensão da licença, sem prejuízo ao mandato. Como titular da cadeira, Marcelo pode reassumir sua posição na Câmara em qualquer momento em que se encerre sua passagem pela Secretaria de Obras e Serviços Rurais. Além disso, ele explica que, enquanto for secretário, deixa de receber o subsídio de vereador, que não pode ser acumulado.

Confira a entrevista completa com Marcelinho no fim do texto

Desde o dia 18 de outubro, o secretário tem percorrido as estradas do interior e documentando a situação das vias através de fotos e vídeos, a fim de analisar as prioridades. Marcelinho pede que a população do interior encaminhe fotos e vídeos dos pedidos de melhorias nas localidades através do Whatsapp: (42) 99920-1111.
O mau tempo tem impedido a manutenção das estradas rurais nas últimas semanas e, desde que Marcelinho assumiu o cargo, os trabalhos estão concentrados na linha escolar e na resolução de problemas com atoleiros. “Posteriormente, a determinação é que o maquinário, tanto caminhões quanto as máquinas fiquem numa localidade, enquanto [as obras] não se concluírem naquela localidade, não vai para outra”, disse. Marcelo também afirmou que pretende fazer lives no Facebook, onde o sinal de celular permitir, para mostrar ao vivo o andamento das obras.
O cronograma estabelecido pelo secretário é de atender, primeiramente, às estradas principais e linhas escolares; depois, as estradas vicinais e, só então, as de roça. “As estradas de roça será mais um patrolamento, não depende tanto de cascalho”, diz. Marcelinho está atuando em parceria com o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, que traz até ele as solicitações de serviços do programa Porteira Adentro. “Os moradores que precisam desse cascalhamento, através do programa Porteira Adentro, já vamos dar esse atendimento, mas só depois de dar conclusão às estradas gerais”, informa.

Pontes

“Tem uma ponte na Barra do Gavião, próxima ao bar do Juarez, que o Teodósio está fazendo seu melhoramento. É uma ponte por onde passa o transporte escolar. Já fomos lá com o vereador Nei Cabral (PDT) e estivemos vendo pessoalmente. Estamos tomando as devidas providências. Falando em Barra do Gavião, conversei também com o pessoal de Papuã dos Fiori, temos uma cascalheira que estão nos liberando para retirarmos esse cascalho. Esse deslocamento de maquinário não poderá ultrapassar, da retirada do cascalho até o lugar onde vai ser aplicado, a distância de 15km”, afirma.
Na Linha E de Itapará, segundo os ouvintes da Najuá, também há problemas com a ponte. O trânsito foi interrompido e os alunos acabaram perdendo aulas por não terem como se deslocar para a escola. Marcelinho se comprometeu a averiguar a situação no local.
Conforme o secretário, no levantamento que está elaborando, tem constatado a necessidade de alargamento das estradas, em muitos pontos, e de melhorar o escoamento de água. “São três motivos que estragam a estrada: o primeiro, é água no meio da rua; o segundo, é água no meio da rua e o terceiro, é água no meio da rua. Precisamos o mais rápido possível retirar essa água correndo no meio das ruas do interior do nosso município”, enfatiza.

Do limite para dentro

Marcelinho assegura que está com todos os protocolos encaminhados pelos moradores na Secretaria, tendo em vista que existem muitas reclamações de que as demandas deixam de ser atendidas com as trocas de secretários. Ele explica que o atendimento será feito a partir dos limites do município para dentro. De acordo com o secretário, há uma boa parcela do interior que deixa de ser atendida em função da divergência entre os municípios quanto ao limite entre Irati e Prudentópolis, aí nem um nem outro executa o serviço; por isso, ele quer priorizar essa região.
O secretário também comenta a possibilidade de firmar parceria com o município de Fernandes Pinheiro para melhorar o acesso dos moradores das localidades de São Lourenço e Angaí à cidade de Irati. “Vamos fazer essa parceria. O vereador Izaias [Kuller, PSC], de Fernandes Pinheiro, me cobrou, dias atrás, essa questão do limite que vai do Colégio Florestal até o Assungui. O pessoal chama de região dos Brito. Vamos fazer esse atendimento, para dar passagem e fazer todo o patrolamento, desde o limite com o Assungui para dentro da cidade de Irati”, explana.
Marcelinho afirma, ainda, que manteve contato com o secretário de Serviços Urbanos, Pedro Eloirton dos Santos, para fazer um “arrastão” nos bairros. “Vou trazer o equipamento da área rural e fazer em todos os bairros da cidade, para dar esse atendimento; porque está chegando o Natal e as pessoas estarão recebendo parentes e amigos. Nós temos que dar um atendimento para que esse povo que vem de outros municípios tenha uma impressão boa de Irati. Nesse momento, estou para somar. Todos os requerimentos e indicações dos vereadores da Câmara estou separando, uma vez que esses pedidos nada mais são que os da comunidade. Vamos fazer essa parceria em juntar os equipamentos e dar a resposta o mais rápido possível”, garante.

Pátio de Máquinas

O pátio de máquinas hoje é composto por quatro motoniveladoras (patrolas); seis caminhões, dos quais dois estão em oficina; duas pás carregadeiras; três escavadeiras hidráulicas; quatro retroescavadeiras – duas são novas e estão em revisão. “Se não fizermos a revisão, perdemos a garantia de motor e caixa”, explica.
Uma escavadeira está retirando cascalho em Campina de Gonçalves Júnior; outra está em Itapará, na região de Faxinal dos Antônios. “É uma pedra menor, uma pedra britada, que com o rolo compactador fica bem melhor para dar esse atendimento”, acrescenta.

Ouça a entrevista que foi realizada no programa Meio Dia em Notícias de quarta-feira (24)

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